A PRA – Pró-Reitoria de Administração atuando para melhorar a Segurança na UFPR

No último dia 20/09/16, o Pró-Reitor de Administração, junto com o representante da UFPR no CONSEG-Centro, participou da reunião mensal daquele Conselho de Segurança para levar as demandas da UFPR relacionadas com as questões de segurança no complexo da Reitoria (Prédio Histórico, Reitoria, Biblioteca Central, CEUC, HC etc.).
        Participou, ainda, representante da CEUC que levou as demandas das moradoras da Casa da Estudante, preocupadas com a segurança nas imediações da sua moradia. Os representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e da Guarda Municipal afirmaram que tomarão providências no sentido de reforçar as rondas policiais naquelas imediações.
        A Presidência do CONSEG-Centro comunicou a realização da eleição para a nova gestão, a ser realizada na reunião de outubro, convocando todos para que participem do processo, votando na(s) chapa(s) inscrita(s) e, principalmente, participando ativamente das reuniões do CONSEG (o que vale para todos os Conselhos do Município).
        Todas as pessoas que moram, estudam ou trabalham na região central podem (e devem) participar das reuniões do Conselho de Segurança, levando as demandas e apresentando propostas de soluções relacionadas com as questões de segurança pública.
        Em julho, a Pró-Reitoria de Administração divulgou informações úteis, à comunidade universitária, relacionadas às questões de segurança (disponível em: <https://pra.ufpr.br/page/4/>). Nessa notícia, estão disponíveis os contatos de todos os CONSEGs das áreas no entorno dos campi da UFPR. Também estão disponíveis os telefones das autoridades policiais daqueles entornos, que devem ser utilizados pela comunidade universitária sempre que necessário.
        Além dos telefones disponíveis naquela notícia de julho, existe a recomendação de utilização dos telefones 190 (central da PM que controla todas as ocorrências na cidade), e do Disque Denúncia 181 (para casos em que o denunciante deseje sigilo).
        “Todos somos responsáveis pela Segurança Pública. Vamos participar.”