Alimentação de cães na UFPR

Ao se deparar com cães abandonados, muitas pessoas acreditam que alimentá-los seria a coisa mais certa a fazer. O que a maioria das pessoas não sabe é que o fornecimento de alimentos aos animais contribui para o desequilíbrio das espécies, podendo ocasionar a propagação de doenças, que são transmissíveis ao homem. Outra preocupação é com a Segurança, tanto dos animais, podendo causar acidentes e atropelamento nas ruas, quanto a segurança das pessoas. O ato de Solidariedade de alguns pode colocar em risco a saúde dos que transitam pelos campi da Universidade.

É importante conscientizar a comunidade universitária sobre esta questão, uma vez que esses animais precisam de local e alimentação adequados, além de cuidados veterinários.

A UFPR tem promovido programas de Bem Estar Animal, junto ao centro de Zoonoses do Hospital Veterinário, que conta com a UMEES (Unidade Móvel de Esterilizarão e Educação em Saúde), um ônibus que provem de um projeto de extensão de Medicina Veterinária que tem como objetivo a educação em saúde além da esterilização, pois conta com todos os equipamentos e exigências de um centro cirúrgico. A guarda responsável, as zoonoses e o bem-estar animal são o carro chefe deste ônibus que pretende difundir o conhecimento na comunidade, sobre estes assuntos que muitas vezes é desconhecido.

O nosso intuito é de solicitar a Comunidade Acadêmica para não ofertar mais alimentos aos cães, pois é comum avistarmos matilhas nos campi da Universidade, com animais até mesmo agressivos atacando as pessoas. Enquanto houver a disponibilidade de alimento essas matilhas permanecerão por aí, podendo causar acidentes, como atropelamento dos animais.

O fato de apenas alimentar os cães dentro das dependências da UFPR, torna-se um ato irresponsável, uma vez que eles precisam de local e alimentação adequados, além de cuidados veterinários. As pessoas que os alimentam, portanto, que desejam cuidar do animal, devem adotá-lo de forma consciente e permanente e levá-lo para casa, pois mantendo-o na Universidade não será possível todos esses cuidados.

São varias as doenças ou zoonoses que podem ser transmitidas pelos cachorros aos seres humanos, como as doenças de pele (sarnas e micoses). No entanto, as enfermidades mais comuns e frequentes, são as de origem alérgicas como a rinite alérgica e a bronquite, e a transmissão se dá através dos pelos e da saliva.

Esperamos contar com vocês!

DGA

Tags: , ,