Assinado o contrato para construção de novos blocos didáticos em Palotina

Devem começar no dia 19 deste mês as obras de dois novos blocos didáticos – 4 e 5 – no campus Palotina da UFPR, no Oeste do Estado. A assinatura do contrato com a construtora responsável, a CPD Construções e Reformas, foi  na última quarta-feira dia 31, transmitida por videoconferência, com gestores em Palotina e Curitiba. Participaram o reitor Zaki Akel Sobrinho, o vice-reitor Rogério Mulinari, o pró-reitor de Administração, Paulo Krüger, o diretor do campus Palotina, professor Vinícius Cunha, a diretora da CPD, Maria Estela Montini Domingues e o professor Marcelo Aranha da UFPR.

A empresa vencedora é de Cascavel e terá prazo de 12 meses para concluir as obras. “Estamos comprometidos para que as obras saiam dentro do cronograma e com toda a qualidade”, diz o professor Paulo Krüger.  Serão investidos  R$8 milhões na construção dos blocos IV e V, cada um com cerca de 2.200 m². Eles abrigarão salas de aula, laboratórios e gabinetes de professores. O projeto contempla rampas e elevadores para pessoas com necessidades especiais, ar-condicionado, ar comprimido e cabeamento estruturado para telefones e internet. Todo o trabalho será acompanhado pelas equipes da Prefeitura da Cidade Universitária.

Segundo a Pró-Reitoria de Administração, além dos novos blocos, estão em andamentos os processos relativos a outras obras em Palotina. Entre elas, a reforma do prédio do Seminário, que abriga salas de aula e laboratórios, construção do novo Restaurante Universitário e da nova Biblioteca.

O diretor do campus, professor Vinícius Cunha, afirma que “a construção dos dois blocos é uma obra de infraestrutura necessária para dar continuidade ao projeto de expansão”. O campus contará com 9 blocos didáticos. Segundo o professor Marcelo Aranha, a demanda mais urgente do campus foi viabilizada. Os novos blocos vão abrigar os cursos de Ciências Biológicas e Agronomia.

O campus Palotina tem hoje seis cursos de graduação: Agronomia, Aquicultura, Biocombustíveis, Biotecnologia, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária; e dois cursos de Mestrado: Ciência Animal e Aquicultura e conta com 1.200 estudantes de várias cidades.

Acesse o site do Campus Patina: http://www.campuspalotina.ufpr.br/

Por Simone Meirelles