Menu

Biológicas ganha anexo moderno, seguro e com Wifi

Novo Prédio da Farmacologia. Foto: Marcos Solivan

Novo Prédio da Farmacologia. Foto: Marcos Solivan

Novas salas de aulas, gabinetes e laboratórios, para desenvolvimento de pesquisas nas áreas de toxicologia; sistema nervoso central; diabetes; dor, febre e inflamação; sistema gastro intestinal, entre outras, acabam de ser entregues à comunidade universitária do Setor de Ciências Biológicas da UFPR, em especial, aos vinculados ao Departamento de Farmacologia. A inauguração do Anexo I, realizada nesta terça-feira (26) e que contou com a presença de dirigentes da UFPR e de alunos da graduação e pós-graduação, docentes e técnicos administrativos do Setor. O diretor do Setor, Luis Cláudio Fernandes, destacou que esta era uma reivindicação antiga e que, por questões burocráticas, somente agora neste ano em que o Setor comemora 75 anos de funcionamento, pôde ser inaugurada.

Acessibilidade e Wifi

O reitor Zaki Akel Sobrinho ressaltou que o tempo de espera foi compensado, já que o Setor ganhou um anexo de 2.800 m² de área construída, obra essa que exigiu um investimento de R$4.700.000,00. Além da adoção de um padrão construtivo moderno, seguro, salas e laboratórios amplos, o Anexo I da Biológicas possui acessibilidade para portadores de necessidades especiais, acesso à rede de WIFI, enfim, é uma conquista que propicia melhores condições de trabalho para desenvolvimento das atividades tanto de ensino quanto de pesquisa (essas, reconhecida internacionalmente). Segundo o chefe do Departamento de Farmacologia, professor Paulo Roberto Dalsenter, também serão beneficiados com o novo espaço alunos e docentes que atuam na extensão universitária, em projeto que aborda, por exemplo, os riscos da automedicação. Ao todo, cerca de 250 alunos e 17 professores (15 são pesquisadores de diversas linhas de investigação) usufruirão deste novo espaço, que se soma aos 25 mil m² de construção que já abriga o Setor de Ciências Biológicas.

Inauguração do novo prédio. Foto: marcos Solivan

Inauguração do novo prédio. Foto: marcos Solivan

Novas obras

O projeto arquitetônico e toda a execução da obra foram realizados por engenheiros e demais profissionais da Prefeitura da Cidade Universitária. Outras obras para o Setor foram anunciadas e já estão com datas previstas para licitação, entre elas, a da pista de atletismo, reformas de banheiros e telhados. Há, ainda, estudos para construção dos Anexos II e III e de um Biotério.

Além do reitor Zaki, do diretor do Setor Luiz Cláudio, e do chefe da Farmacologia, Paulo Roberto, participaram da solenidade o vice-reitor Rogério Andrade Mulinari; o vice-diretor das Biológicas, Fernando Mezzadri; os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Edílson Silveira; de Administração, Álvaro Pereira; de Gestão de Pessoas, Adriano Ribeiro; e de Assuntos Estudantis, Rita de Cássia Lopes.

Um agradecimento especial foi feito à decana do curso, aos professores Roseli di Lacerda, que atua na UFPR desde 1979, e a Mário Pederneiras, que além de lecionar no Setor, atua junto ao MEC para aporte de recursos financeiros.
Celsina Favorito

UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Administração
Rua Dr. Faivre 405, 2º andar | Fone: (41) 3360-5292
CEP 80.060-140 | Centro | Curitiba | PR | Brasil


©2023 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR