Menu

Ciclo da Abralatas vai debater, nesta sexta-feira (4), implicações ambiental e social de resíduos sólidos

Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade - Foto: Reprodução

Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade - Foto: Reprodução

As implicações ambientais e sociais dos resíduos sólidos é o tema do 4º Ciclo de Debates da Abralatas, que será sediado pela UFPR, nesta sexta-feira (4), das 8h30 às 13 horas. Entre os participantes do evento, está o jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira, que proferirá palestra, às 11h15, sobre “O impacto ambiental e social da Política Nacional de Resíduos Sólidos”.

Docentes, alunos, técnicos administrativos e a população em geral interessada em participar das discussões, que serão realizadas no anfiteatro do prédio da Administração (1º andar, Centro Politécnico) podem se inscrever, gratuitamente, em www.abralatas.org.br/ciclodedebates. Além de Curitiba, já sediou agora em setembro esta 4ª edição do Abralatas, as cidades de Belo Horizonte e Fortaleza. Durante os encontros, o objetivo é sempre estimular a produção sustentável e o momento é oportuno, pois reúne membros de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, além de representantes de outros setores voltados à temática.

Venda da sucata

Segundo Renault Castro, diretor executivo da Abralatas ─ associação civil sem fins lucrativos, criada em 2003 e que reúne os fabricantes brasileiros de latas de alumínio para bebidas ─ em anos anteriores o ciclo abordou temas como reciclagem; o trabalho dos catadores; e a Política Nacional de Resíduos Sólidos para o Ministério Público, a Indústria e o Executivo. “Agora, queremos incluir os pesquisadores, as universidades neste debate. Acredito que a colaboração que eles podem dar beneficiará os trabalhadores do setor, garantindo assim competitividade na venda da sucata, além de contribuir na conscientização da sociedade do impacto ambiental das embalagens”, acredita Castro.

A Abralatas, que comemora em 2013 dez anos de fundação, visa através do compartilhamento de experiências, contribuir com o desenvolvimento e a ampliação da competitividade dessa embalagem no Brasil. Para tanto, a associação realiza palestras e seminários, propõe discussões sobre práticas capazes de reduzir os impactos ambientais e aponta novos estudos sobre a reciclagem, sempre com a finalidade de gerar resultados positivos para a natureza e para a sociedade.

ACS

 

UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Administração
Rua Dr. Faivre 405, 2º andar | Fone: (41) 3360-5292
CEP 80.060-140 | Centro | Curitiba | PR | Brasil


©2023 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR