Hoje começamos uma grande festa. Esta foi a mensagem transmitida pela presidente da organização da 5ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (Siepe) Maria de Fátima Mantovani. O evento ─ que funciona das 8 às 18 horas, no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, campus Jardim Botânico ─ divulga interna e externamente os trabalhos de iniciação científica, os de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação, os projetos e programas de extensão e as atividades formativas desenvolvidos na Universidade. Este ano foram inscritos 1.835 trabalhos.
A abertura do encontro, que pela primeira vez contou com transmissão simultânea para os cursos de educação a distância da UFPR, e tradução em libras, foi realizada na segunda-feira (7) pelo reitor Zaki Akel Sobrinho. A Siepe integra eventos que antes ocorriam de forma paralela na Universidade, como a 21ª edição do Evento de Iniciação Científica (Evinci), o 6º Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Einti), o 12º Encontro das Atividades Formativas (Enaf) e o 12º Encontro de Extensão e Cultura (Enec).
Para o reitor, a UFPR é uma Instituição conectada com o mundo, onde estudantes, professores e técnicos fazem com que o tripé da Universidade (ensino, pesquisa e extensão) coexistam intensamente de maneira sinérgica entre si. Prova disso é que a UFPR está sempre entre os dez primeiros lugares nos rankings nacionais, como também reconhecida internacionalmente.
Estiveram presentes na abertura da Semana o vice-reitor Rogério Mulinari; a presidente da organização do evento Maria de Fátima Mantovani e os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação Edilson Silveira; de Graduação e Educação Profissional Maria Amélia Sabbag e de Extensão e Cultura Deise Picanço.
Siepe
A Siepe tem como meta consolidar a periodicidade anual da reunião de pesquisadores da UFPR e extensionistas. Além disso, proporciona aos estudantes de graduação, pós-graduação e a toda comunidade, uma troca de conhecimentos mediante a discussão de temas atuais. Estimula também a interação entre professores, pesquisadores e extensionistas. Este ano também se realiza a 1ª mostra de produtos de pesquisa e extensão oriundos de trabalhos realizados no ambiente universitário.
A aluna do último período do curso de Física, Edimara Fernandes Vieira, participa da mostra com o Projeto de Extensão “Arte da Física” (que trabalha assuntos considerados de difícil aprendizado, através de quadrinho). Ela explica que o projeto promove a replicação de conhecimento por meio de uma linguagem diferente, “mostramos aos alunos do ensino médio que o conteúdo, considerado chato por eles, está totalmente ligado aos seus dia a dia”. Esta metodologia que usa uma linguagem diferente e aliada a outras já utilizadas anteriormente tem rendido bons resultados nas escolas públicas, onde este trabalho vem sendo aplicado. Para mais informações sobre o evento que é gratuito e aberto a toda comunidade acesse: www.siepe.ufpr.br.