A Unidade de Arquivo e Atividades Auxiliares – UARQ contempla as seguintes atividades e serviços: Gestão Documental, Guarda de Acervo Permanente, Protocolo Geral, Malote e Telefonia.
E-mail: uarq@ufpr.br
Protocolo Geral e Malote: (41) 3888-7773 / 7775
Unidade de Arquivo/Centro Politécnico: (41) 3208-6185
Gestão Arquivística e tratamento documental
Conforme Resolução nº 10/2023 – COPLAD, compete à UARQ:
Art. 20. Compete à Unidade de Arquivo e Atividades Auxiliares (UARQ):
I – planejar, elaborar, difundir e implementar a Política Arquivística no âmbito da UFPR, visando o desenvolvimento organizacional, a gestão documental, a preservação da memória institucional, o desenvolvimento de pesquisas científicas, a transparência administrativa e o acesso à informação pelos cidadãos;
II – realizar ações de gestão documental, preservação e acesso que levem à promoção da UFPR como um depositório confiável para receber acervos permanentes por meio de doação, levando pesquisadores a ocupar os espaços de arquivo da UFPR;
III – integrar e uniformizar as atividades arquivísticas nas fases corrente, intermediária e permanente;
IV – elaborar projetos, programas e planos de trabalho relativos ao tratamento, organização e acesso aos documentos arquivísticos, em qualquer suporte ou formato, que concorram para a preservação e difusão da documentação histórica e permanente sob a sua guarda, colaborando para a gestão e preservação dos documentos que compõem o patrimônio arquivístico da UFPR;
V – definir os procedimentos para recolhimento da documentação permanente da UFPR;
VI – receber a documentação permanente da UFPR, desde que devidamente organizada e classificada, promovendo a sua preservação e ações de difusão de seu acervo, visando o desenvolvimento científico e garantindo o acesso à informação;
VII – promover o aperfeiçoamento e a qualificação dos servidores no âmbito das atividades de gestão documental;
VIII – coordenar e supervisionar atividades de protocolo e serviços de malote, de modo que o fluxo documental funcione atendendo à legislação vigente;
IX – receber, realizar triagem, controle e distribuição de documentos, correspondências ou encomendas, interna ou externa, destinadas às unidades administrativas ou acadêmicas da UFPR, sendo tal distribuição executada pelo serviço de malote;
X – fiscalizar e controlar os serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ou por suas franqueadas;
XI – manter os serviços de teleatendimento do ramal geral da Universidade;
XII – orientar a contratação de serviços terceirizados e estagiários que envolvam o tratamento de acervos documentais, bem como gerir suas ações;
XIII – dar suporte as ações da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos -(CPAD), conforme resolução própria e legislação arquivística; e
XIV – prestar consultoria arquivística aos Arquivos de área dos departamentos, coordenadorias e demais setores e unidades da UFPR relativa à gestão documental, bem como a eliminação e recolhimento de documentos para guarda permanente, conforme as técnicas e legislação arquivísticas.
§1º A consultoria arquivística aos Arquivos de área da UFPR, mediante demanda, visa aprimorar a gestão documental e o uso racional dos espaços, bem como contribuir para a eliminação ou recolhimento da documentação para guarda permanente.
§2º Os procedimentos da consultoria arquivística serão definidos em norma própria.
Chefe da Unidade
Israel Gregório – Arquivista – israel.gregorio@ufpr.br
Arquivistas
Angélica do Carmo Coitinho – angelica.carmo@ufpr.br
Marcieli Brondani de Souza – marcieli.brondani@ufpr.br
Administradora
Margarete Beraldi – margareteberaldi@ufpr.br
Assistente em Administração
Tainara Luzia Schneider Fortes – tainara.luzia@ufpr.br
Estagiários
João Pedro Salgado Ribeiro – Graduando em História
Telefonistas
Juceli Vieira Peracetta – juceli@ufpr.br
Ivanete Paulino Xavier – ivanete@ufpr.br