Menu

Hospital Veterinário passa por reforma, compra novos equipamentos e amplia rol de atendimentos

 

Caminhão no desembarcadouro. Ao fundo, o hospital.

Atendimento de qualidade aos animais, aliado ao ensino de ponta, pesquisa e extensão. O Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é referência  no atendimento a animais de pequeno, médio e grande porte, e ampliou ainda mais a sua gama de serviços disponíveis após os recentes investimentos realizados pela administração da UFPR juntamente com o esforço de Rodrigo Rocha Loures, então Deputado Federal, que há dois anos destinou uma emenda parlamentar de R$ 500 mil para o hospital. As obras e os equipamentos de alta tecnologia adquiridos recentemente serão inaugurados nesta sexta-feira (24), às 15:30, no próprio HV.

Há três anos a direção do hospital encomendou um projeto para reforma da sala de triagem de grandes animais, que apresentava diversos problemas estruturais como, por exemplo, a falta de um embarcadouro para animais de grande porte, o que, segundo Ivan Barros, diretor do HV, representava até mesmo um risco de acidente para estudantes, residentes e professores em contato com os pacientes. “Foi construída uma estrutura importante, um mezanino com uma sala de reuniões e outra para os médicos residentes, além de termos feito na parte inferior um almoxarifado, uma rouparia e uma farmácia. O embarcadouro foi, sem dúvidas, muito importante, pois os caminhões e caminhonetes que transportam os animais precisavam de espaço para desembarca-los. Hoje, temos um camelo e um boi nelore de 900 kg internados aqui que não poderiam ser trazidos sem esta estrutura”, disse o diretor. Esta sala de triagem é multiuso, já que lá ainda são feitas pequenas cirurgias em ovelhas, cabras e potros, além de ser sala de aula, de técnica hospitalar e clínica de grandes animais. Outra melhoria foi na segurança, pois com o novo curral o risco de fuga dos animais foi bastante reduzido. A troca do telhado e das esquadrias de portas e janelas, no valor de R$ 900 mil, representa mais segurança para estudantes, profissionais e usuários do HV, já que algumas estruturas não podiam ser operadas sob risco de acidente.

 

Operários durante reforma do telhado

Outra novidade foi a compra de três equipamentos muito importantes para a rotina de um hospital veterinário. Foram adquiridos um raio x portátil, utilizado em cavalos e outros animais que, enfermos, não podem ser deslocados. Também foi comprado um analisador de gases sanguíneos, que fornece parâmetros de análises utilizados em todas as modalidades médicas do hospital, além de um gastroscópio de três metros, acessório utilizado junto ao equipamento de endoscopia que permitirá melhores cuidados com os grandes animais.
A Reitoria e a Pró Reitoria de Administração (PRA) investiram muito e trabalharam intensamente para estas realizações, mas contou com a importante ajuda de Rodrigo Rocha Loures. Deputado Federal à época, Rocha Loures abraçou a causa do Hospital Veterinário após sua esposa, Karen Peter, ter conhecido os bons serviços prestados pelo HV, ao levar os cavalos da família ao local. “Quando eu agradeci ao deputado, ele me disse que eles é que estavam gratos, pois sua esposa tinha elogiado muito nosso atendimento e nossos serviços”, comemora o diretor Ivan Barros, que complementa: “Os nossos alunos vêem hoje coisas que antes não viam. O mundo evoluiu e a universidade está acompanhando este processo”.

Mesmo em semana de inauguração o trabalho não cessa. Nesta quinta-feira (23) foram iniciadas as obras para construção do novo Departamento de Medicina Veterinária, no Setor de Ciências Agrárias. Muito trabalho e dedicação para atender bem aos animais e deixar satisfeitos seus proprietários.

 

Hospital Veterinário

Esquadrias novas do HV

UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Administração
Rua Dr. Faivre 405, 2º andar | Fone: (41) 3360-5292
CEP 80.060-140 | Centro | Curitiba | PR | Brasil


©2023 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR