PRA lança a campanha: “Seja um motorista legal”

tn_620_600_paztemvoz_050312O servidor Alvaro Pereira de Souza, diretor da Imprensa Universitária e equipe estão lançando a campanha “Seja um motorista legal”. A repórter Angélica Favretto do jornal da Gazeta do Povo lançou hoje uma matéria especial. Leia aqui a matéria na íntegra:

Universitários terão lições de trânsito

Foco principal de campanha da UFPR é reduzir os riscos da população acadêmica em relação ao alto fluxo de carros no entorno e dentro dos câmpus.

Na última década, o número de matrículas em universidades, faculdades e centros universitários de todo o país dobrou. De acordo com o Censo da Educação de 2010, o Brasil tem hoje 6,3 milhões de alunos matriculados. Em 2001 eram pouco mais de 3 milhões. Com o crescente número de pessoas circulando dentro e fora dos câmpus, a preocupação com a segurança – principalmente no trânsito – nas instituições tem aumentado.

A Universidade Federal do Paraná, que tem cerca de 40 mil alunos, começou ontem a campanha “Seja um Motorista Legal”, ideia surgida a partir da experiência da Reitoria, que fica no Centro de Curitiba. Nessa região, o fluxo de veículos é intenso e a taxa de vulnerabilidade dos alunos é grande. Por isso, a universidade, em parceria com o Con­­selho de Segurança Centro (Con­­seg), buscou a Secretaria de Tran­­sito e a Secretaria de Segurança Pública para propor uma parceria com a Polícia Militar em ações que serão realizadas em todos os câmpus e nos principais eventos acadêmicos ao longo do ano. “Teremos palestras sobre segurança, Lei Seca e mobilidade urbana”, conta Álvaro Pereira de Souza, membro do Conseg Centro e diretor da Imprensa Universitária.

O programa incentivará os motoristas a se comportarem dentro da lei, além de serem gentis e educados uns com os outros. O trânsito é o carro chefe do trabalho, mas Souza conta que a conscientização sobre a segurança no espaço interno também será feita. “A gente parte do princípio de promover a ideia de os alunos viverem a UFPR. Por esse motivo, nosso maior investimento é na conscientização das pessoas.”

Por participar do mesmo Conseg e ser coirmã, a Univer­­sidade Tecnológica Federal do Pa­­raná também participa da cam­­panha. Além da conscientização, o diretor geral do câmpus Curitiba, Marcos Schiefler, conta que a instituição pediu a instalação de gradis metálicos nas canaletas de ônibus, evitando que os alunos atravessem no meio da pista e corram o risco de serem atropelados.

Monitoramento

Câmeras fazem a segurança

As universidades têm nas câmeras de vigilância grandes aliadas. Nos últimos quatro anos, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no Prado Velho, investiu aproximadamente R$ 4 milhões na modernização do sistema de segurança. São 450 câmeras distribuídas nos seis câmpus e equipes de segurança que ficam nos portões de acesso aos estacionamentos. Elas também fazem a ronda motorizada durante todo o dia e a noite. Assim como a UFPR, a universidade buscou apoio da Polícia Militar, que em 2009 instalou um módulo policial em frente de um dos portões de entrada, e da Guarda Municipal que monitora as câmeras instaladas nos pontos de ônibus do entorno. Para este ano está prevista a instalação de mais câmeras e do controle de acesso aos blocos, que ainda não existe.

Também em uma região central, a Unicuritiba, que fica no bairro Rebouças, percebeu a necessidade de cuidar dos arredores do prédio. Assim, contratou uma empresa de segurança motorizada que faz a patrulha nas ruas próximas. “O número de assaltos em ruas próximas diminuiu”, conta Mauro Seraphin, assessor da reitoria. Os alunos também são orientados no início do ano letivo a andar sempre em grupos ao sair do prédio. (AF)

Carona e vans

Desde o ano passado, o câmpus Barigui da Universidade Tuiuti do Paraná trabalha a consciência no trânsito com seus alunos incentivando a carona solidária e a parceria com vans para reduzir o número de carros. Ainda assim, funcionários organizam o fluxo no estacionamento em horários de pico, o que também ocorre nas Faculdades Integradas do Brasil, que fica no bairro Tarumã.