1 – Para pagamento do bem/material de consumo, há incidência de taxas ou tarifas bancárias?
Sim! Além valor do bem (valor da proforma), para contratação do câmbio incidirão as tarifas bancárias, OUR e IR sobre OUR (quando for o caso). Alguns serviços sofrem incidência de IR que varia entre 17,647% – 33,33%
2 – Quais as despesas previstas para pagamento de serviço
Frete internacional, seguro (internacional e nacional), taxa de utilização do siscomex (sistema de comércio exterior do governo federal), armazenagem. Lembrando que o pagamento do frete e seguro internacional são cotados em moeda estrangeira (dólar americano ou euro)
3 – Com relação aos 03 orçamentos para comprovação de preço. Como posso proceder?
Poderá ser solicitada fatura de venda do mesmo produto para outras Instituições ou empresas no Brasil. Pode-se também recorrer ao próprio fornecedor, que disponibilize faturas de venda a outros clientes. Algumas empresas alegam não poder disponibilizar as faturas pra preservar identificação do comprador. Entretanto basta que o fornecedor cubra com traço escuro os dados do comprador e disponibilize a fatura.
Esta comprovação é essencial
4 – Não tenho recursos para pagamento dos serviços. A Gerência de Importação pode arcar com essas despesas?
Não. A gerência de importação executa as demandas que chegam até esta unidade. Os processos chegam empenhados e aptos para pagamento. Sempre sugerimos ao professor conversar com seu setor ou departamento para conseguir o recurso e em caso de negativa tenta viabilizar pela PROPLAN.