Nota de esclarecimento do CCE a respeito dos eventos ocorridos nos dias 04, 05 e 06 de outubro

EVENTO DO DIA 04 de outubro, terça-feira

A UFPR e todas as Universidades do sul do Brasil ficaram sem conectividade com a maioria dos sites da Internet devido ao rompimento de fibras ocorrido no Backbone da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) no trecho Goias ↔ DF ( que é um dos caminhos de fibras, que interliga PR ↔ DF, alternativo ao caminho principal PR ↔ SP), que estava comprometido), além disso o caminho PR ↔ SC também passava por manutenção devido ao rompimento.

Devido a troca de tráfego existente no POP-PR o acesso a sites regionais se mantiveram, os serviços internos como SIE, email e sites .ufpr.br permaneceram em funcionamento.

EVENTO DO DIA 05 de outubro, quarta-feira

O link que interliga a Região Central ao CCE via Rede COMEP, sofreu às 10h09 um rompimento da fibra óptica na região próxima à PUC/PR, causado por um caminhão. Tal fato promoveu a interrupção do acesso à Rede UFPR, abrangendo a Reitoria, o prédio da Santos Andrade, o Setor de Ciências Agrárias, o Núcleo de Concursos e o Hospital de Clínicas, entre outros. A Equipe técnica do CCE trabalhou rapidamente na localização do rompimento e efetuou a religação de 48 pares da fibra ótica (96 fusões e mais o relançamento da fibra).

EVENTO DO DIA 06 DE outubro, quinta feira

No mesmo link que interliga a Região central e o CCE, houve um novo rompimento do cabo de fibra ótica na Avenida Comendador Franco, causado por obra da SANEPAR naquela via. Os mesmos usuários citados no evento do dia 05/10/11 sofreram nova interrupção. Mais uma vez   o CCE agiu rapidamente na localização do rompimento e por volta das 17h00 restabeleceu o acesso à rede UFPR.

Como informação complementar a UFPR possui duas rotas de fibras que interligam os sites atingidos nestes eventos, porém, a rota principal de fibras também se encontra rompida  devido à obra executada pela Prefeitura Municipal de Curitiba na Linha Verde, sob a passarela que interliga o Campus Botânico ao Centro Politécnico.

Para este trecho está sendo licitada a contratação de empresa especializada para fazer o conserto e criar uma opção de um caminho utilizando postes, lançando as fibras sobre a passarela, para evitarmos que novos rompimentos gerem indisponibilidade no acesso à Rede UFPR.

Tags: , , ,