Nota sobre implantação do Projeto de Modernização e de Redução de Custos dos equipamentos de Impressão da UFPR

A Pró-Reitoria de Administração, através do Centro de Computação Eletrônica-CCE, promoveu estudos e levantamentos durante o ano de 2011, para a avaliação do parque de impressoras, bem como do número de impressões utilizadas e contratadas em toda a UFPR.

Este exaustivo trabalho teve como norteadores os aspectos de melhoria do atendimento, da economia com cartuchos e tonners, da melhoria na manutenção e principalmente quanto à continuidade do serviço de impressão nas mais variadas unidades.

Após este levantamento, se concluiu que a melhor forma de agregar os vários aspectos anteriormente citados seria definir as impressões e cópias como serviço, o que ocorreu com a contratação de empresa especializada no ramo.

A escolha do equipamento mais adequado para cada unidade foi definido pelo CCE, de acordo com a demanda da unidade, a qual poderá ser ajustada após a fase de implantação. Ou seja, poderá haver troca de equipamento para de maior ou menor porte, bem como do número de equipamentos disponibilizados em cada unidade.

O objetivo é que se tenha uso de cópias monocromáticas pelo seu custo, podendo, pela necessidade comprovada, haver equipamentos com opção colorida.

Atualmente muitas unidades já estão com as impressoras instaladas e apresentando resultados muito satisfatórios quanto à funcionalidade e qualidade dos equipamentos.

A partir deste momento de implantação, o número de cópias de cada impressora já é possível de ser levantado pelo sistema de bilhetagem, proporcionando condições de avaliação do número de cópias. Preliminarmente este levantamento estatístico já demonstra uma redução do número de cópias em toda a UFPR.

Sobre os equipamentos existentes (impressoras de patrimônio UFPR) as mesmas poderão ser usadas até a extinção dos insumos existentes, sendo que não haverá mais manutenção das mesmas. No caso das impressoras de convênios, se estes possuírem recursos para a compra de insumos e de manutenção, as mesmas poderão permanecer em uso com estas condições (sem ônus para a UFPR).

Com os levantamentos que estão sendo providenciados pelo CCE, após os primeiros meses de implantação, os custos médios serão avaliados e informados posteriormente a cada unidade.

Ainda sobre a operação dos novos equipamentos, o CCE se coloca à disposição para orientações a respeito do seu uso. Nesta data foram divulgados no site do CCE alguns tutoriais para instruir os usuários quanto a melhor utilização dos equipamentos e sanar possíveis dúvidas relativas a estes.

Tags: , , ,