Paraná tem três das 25 melhores universidades do país

Três universidades paranaenses estão entre as 25 melhores do país, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), publicado nesta segunda-feira pelo jornal Folha de São Paulo, que classifica as 192 instituições reconhecidas como universidades pelo Ministério da Educação (MEC).

Universidade Federal do Paraná (UFPR)aparece na 9º posição, seguida pela Estadual de Maringá (UEM), na 22ª colocação, e Estadual de Londrina (UEL), em 23º lugar.

Em primeiro no ranking está a Universidade de São Paulo (USP). Em segundo a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em terceiro aUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Considerando os estados brasileiros, São Paulo aparece à frente, com cinco instituições, seguido por Rio de Janeiro (quatro), Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul (três cada) e Santa Catarina (uma). O Nordeste tem quatro (Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco) e o Centro-Oeste, duas (Goiás e Distrito Federal).

As regiões Sul-Sudeste concentram 19 das 25 melhores universidades do país.
Em sua segunda edição, o RUF contemplou a produção científica (aferida com base em indicadores de pesquisa, inserção internacional e inovação) e a graduação, baseada na avaliação da qualidade de ensino e na ressonância da instituição no mercado de trabalho.

A avaliação também traz o ranking de cursos. São avaliados os 30 cursos com maior número de matriculados, com base em três indicadores de qualidade do ensino: número de professores com doutorado, nota do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e opinião dos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

*** Texto de Adriana Czelusniak – Jornal “Gazeta do Povo”