PRA assina contrato de aluguel do campus em Jandaia do Sul

O novo campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Jandaia do Sul, que começa a funcionar em fevereiro, já tem um campus e estrutura física para funcionar. A universidade firmou contrato de aluguel das dependências da Faculdade de Jandaia do Sul, a Fafijan. Segundo acordo firmado anteriormente entre a UFPR e a prefeitura, ao município coube a cessão do terreno onde será construído o novo campus da universidade na cidade. Para o pró reitor de administração, Álvaro Pereira de Souza, a assinatura do contrato de aluguel garante o início das aulas para o mês de fevereiro. Ele também ressaltou a localização privilegiada do terreno cedido pela prefeitura. “O terreno tem 235 mil metros quadrados, um campus muito grande, um dos nossos maiores. Ele fica a poucos minutos do centro da cidade e a prefeitura vai fazer investimentos em obras de mobilidade urbana, para integrar o campus à cidade”, afirmou. Para se ter uma ideia, o novo espaço corresponde a uma área de 70% do Centro Politécnico, o maior da capital.

O contrato de aluguel vigorará até a UFPR vai concluir as obras neste novo local. A instituição entra no Norte do Estado com cinco cursos: Ciências Exatas, Computação, Engenharia Agrícola, Engenharia de Produção e Engenharia de Alimentos que totalizam 250 vagas.

Crescimento do município

Assim como ocorreu em Palotina, que cresceu exponencialmente nestes vinte anos de presença da UFPR na cidade, a implantação da universidade é acompanhada com atenção pelos moradores de Jandaia do Sul, que serão direta e indiretamente beneficiados. Além das obras de mobilidade urbana, a prefeitura ainda sinalizou com a possibilidade de criação da primeira linha de ônibus do município, que faria uma linha circular entre o lado oposto da cidade e o campus, passando pelo centro.

O Campus conta até agora com 14 professores, sendo 10 recentemente aprovados em concurso e quatro que foram transferidos de outros Campus. Em 2014 novos professores vão ser contratados.
Nos próximos dois anos serão investidos 44 milhões de reais na construção de prédios, salas de aulas e laboratórios em uma área de 235 mil metros quadrados doada pela prefeitura
de Jandaia do Sul. Os recursos já foram liberados pelo MEC.

Diretor provisório

sor de Matemática Roberto Pettres, aprovado em concurso público em 2011 assume a administração da nova estrutura de forma “pró-tempore” até que sejam realizadas eleições para a direção. Nascido em Mafra, Santa Catarina, Roberto Pettres, iniciou a carreira docente no Colégio Estadual Caetano Munhoz da Rocha. Depois lecionou na Universidade do Contestado (SC) onde obteve o grau de licenciado em Matemática. Em Curitiba foi pesquisador do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento LACTEC, além de ter ministrado aulas em colégios privados. Sobre os desafios de implantar a UFPR no Norte do Estado, o diretor afirma que será importante o apoio de toda a comunidade da UFPR em conjunto com a comunidade de Jandaia do Sul e municípios próximos, mas o mais importante é levar a UFPR para o interior do Estado e atrair estudantes até de outros estados.

As aulas no novo campus começam dia 10 de fevereiro junto com as atividades dos outros cursos, disse o reitor na solenidade de posse do Roberto Pettres, realizada na manhã de sexta-feira(10), na Reitoria. Como o espaço da Fafijan será compartilhado a UFPR ministra os cursos durante o dia e a faculdade de Jandaia do Sul tem atividades à noite.