Reitoria amplia rede elétrica e internet sem fio nos vinte anos da UFPR em Palotina

Entrega de obras em Palotina. Foto: M. Solivan

Na manhã de sexta-feira (06) uma comitiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vinda de Curitiba se reuniu com a direção do Setor Palotina para a entrega de diversas benfeitorias. O Centro de Computação Eletrônica (CCE) realizou a instalação da “UFPR Sem Fio”, rede de internet gratuita e disponível para toda a comunidade acadêmica de Palotina, bastando apenas o uso de e-mail UFPR. Além da nova rede, foi realizada a instalação de novas fibras ópticas nos novos blocos didáticos 4 e 5, que em breve estarão prontos. O diretor do CCE, Edson Flávio, lembrou que o trabalho com redes e internet é constante. “Há sempre novas tecnologias, precisamos estar atentos e investir sempre em pessoal e equipamentos”, afirmou.

O Setor ainda recebeu uma nova rede elétrica, com potência cinco vezes maior – passou de 225 Kva para 1000 Kva. Segundo o pró-reitor de Administração, Álvaro Pereira de Souza, capacidade maior que a necessidade atual, mas que será essencial no futuro. “Deixamos uma estrutura elétrica capaz de atender às necessidades futuras do campus por vários anos. Com planejamento e dedicação estamos conseguindo dar a estrutura que o Setor Palotina necessita para continuar crescendo”, afirmou Álvaro.

Entrega de veículo em Palotina. Foto: M.Solivan

A Central de Transportes (Centran) também foi beneficiada e recebeu um novo micro-ônibus, com capacidade para 31 passageiros, e um novo trator para uso nos cursos de graduação e nas dependências da universidade. O diretor do Setor Palotina, Elisandro Pires Frigo, ressaltou a importância da proximidade da Administração Central da UFPR para tornar possível o franco crescimento do setor. “Houve tempos em que se falava até em transferir o campus Palotina para a Unioeste. Graças ao esforço de todos nós, hoje podemos nos orgulhar de ser um dos setores que mais cresce em toda a UFPR”, afirmou Elisandro. Para o reitor, esta aproximação deve ser constante. “Gosto de conviver com as pessoas, gosto de estar junto. Eu sou apenas um professor da universidade que agora exerce o cargo de Reitor. Não à toa nosso lema é ‘Somos todos UFPR’, pois é isso que somos: um grupo unido em prol da educação”, arrematou Zaki.