Setor de Ciências Biológicas promove programa de Ginástica Laboral

Ginástica Laboral

Desde 2011, o Setor de Ciências Biológicas trabalha com o programa de Ginástica Laboral voltado à comunidade setorial. O programa tem origem na tese de doutorado da aluna Ana Claudia Osiecki, orientada pela professora Neiva Leite, do Departamento de Educação Física. De início, um dos objetivos do projeto era verificar os efeitos de programas de exercícios sobre o perfil clínico, antropométrico, características bioquímicas, aptidão física, estresse, sono e qualidade de vida dos servidores durante três meses. Devido à grande adesão dos participantes e a melhora na qualidade de vida e trabalho dos mesmos, o setor decidiu dar continuidade às atividades mesmo após a finalização dos testes relacionados à tese.

Segundo os participantes, a atividade traz muito mais do que apenas saúde física. Também proporciona a interação social entre os servidores. “Aqui, estreitamos o relacionamento entre as pessoas e buscamos a harmonia pelo relaxamento, respiração e postura”, relatou a servidora Silvia Genari. Ana Claudia continua ministrando aulas diariamente para os servidores no departamento. “A ginástica laboral foi um divisor de águas em minha vida. Ainda que não possa mais realizá-la por falta de tempo, muitas coisas que aprendi lá, levo para o meu dia a dia como a questão da postura, respiração e observação do próprio corpo”, contou Cláudia Cavalheiro, secretária do setor.

Desafio ─ Ainda a servidora Nadir N. Silva explicou que antes da ginástica algumas limitações físicas a impediam de executar algumas atividades e que a prática trouxe grandes mudanças para sua vida. “Antes eu não queria nem levantar da cama. Agora, tenho vontade de me mexer mais, até procurei um fisioterapeuta para me auxiliar nas minhas limitações. A ginástica me trouxe muita qualidade de vida e vontade de cuidar de mim. Eu tinha planos para me aposentar em breve, mas pretendo continuar trabalhando por mais um tempo, porque me sinto bem e também para aprender mais com a ginástica laboral, que sempre traz dicas para melhorar nossa saúde”, concluiu. O desafio do programa é alcançar toda a comunidade da UFPR. “Com resultados tão expressivos espera-se que o programa possa continuar e que outros setores da universidade possam usufruir desse programa. Nossa principal intenção é o cuidado com a saúde, a qualidade de vida e bem-estar dos servidores”, considerou Ana Claudia.