UFPR faz parceria com Conselho Comunitário de Segurança

6477519207_853a54d039_z

Posse do Conseg Área Central, gestão 2011-2013 Autor: Rodrigo Juste Duarte

Há poucas semanas, foi realizada a posse da chapa reeleita para a gestão 2011-2013 do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) da Área Central do Município de Curitiba. Este conselho tem como objetivo discutir e propor soluções para problemas comunitários de segurança.

Durante a cerimônia de posse, realizada em 22 de novembro no auditório da Facinter, estavam presentes representantes de moradores e comerciantes da região, e autoridades da área de segurança, como Alcimar Garrett (Delegado do Distrito da Regional), o Cap. Luiz Fernando de Barros (Comandante da 1ª Companhia de Polícia da área), que compunham a mesa e convocaram para fazer parte dela a presidente reeleita do Conseg da Área Central, Maria Lúcia Gomes.

Entre os novos parceiros, está a UFPR, que entra como uma instituição de grande importância dentro do conselho. “Desde a criação do Conseg Área Central, queríamos que a UFPR fizesse parte, mas só agora pudemos concretizar esta parceria, graças ao apoio do pró-reitor Paulo Krüger, da PRA, e do reitor Zaki Akel Sobrinho”, lembra Maria Lúcia. “Um dos benefícios desta parceria é trabalhar com a comunidade acadêmica a prevenção. A universidade é um parceiro em potencial para trazer propostas para melhorar a segurança pública”, completa.

Durante a posse, estava presente Álvaro Pereira de Souza, diretor da imprensa universitária e representante da Universidade no Conseg. “A UFPR tem três campi na Área Central, que é abrangida pelo conselho: Reitoria, Santos Andrade e Rebouças. A Universidade entra como parceira por ser uma entidade de peso na vida cotidiana a área central de Curitiba”. Comenta Álvaro, que deixa claro que a ação da Conseg não ficará restrita apenas a estes três campi. “A experiência adquirida na Região Central vai ser colocada em prática em toda a Universidade. Além disso, nos próximos dois anos serão ministradas palestras em todos os campi para conscientizar a comunidade acadêmica. As propostas que surgirem nestas ações vão contribuir para a construção de uma política de segurança”, explica.

A proposta base do Conseg Área Central é de união, para que a segurança pública seja discutida em consenso, buscando soluções junto à população. Isso vai de encontro a necessidades e interesses de técnicos, professores e estudantes da UFPR, bem como de várias outras instituições associadas ao Conseg (como Associação Comercial do Paraná, UTFPR, entre outras), que fazem esta conexão junto à comunidade.

A população pode contribuir com o Conseg Área Central informando sobre ocorrências na região através do telefone (41) 3232-0763.

Rodrigo Juste Duarte

6477520935_7f441e045d_z

Álvaro Pereira de Souza, Diretor da Imprensa Universitária. Foto autor: Rodrigo Juste Duarte

6477519593_3bb2b885b6_z