Universidade fará campanha de segurança

Crescimento acelerado dos últimos anos fez a universidade se preocupar com a segurança da comunidade acadêmica. Campanha deve aproximar o Conselho de Segurança de Curitiba e a UFPR.

Aumento no número de cursos, alunos e estrutura física. Segundo dados do Censo da Educação Superior (MEC/INEP), nos últimos 14 anos a UFPR aumentou em 346% o número de alunos ingressos, e o número de cursos mais que dobrou – um aumento de 181%. Dados que levaram a Reitoria a se preocupar com a segurança da comunidade acadêmica.

Na última semana o reitor Zaki Akel Sobrinho e outros representantes da universidade se reuniram com membros do Conselho de Segurança de Curitiba (Conseg).A reunião ainda contou com membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A UFPR propôs uma parceria com a Polícia Militar do Paraná para a realização de uma campanha no início das aulas, em março. “Seja um motorista legal” foi o nome escolhido para a ação que deverá contar com distribuição de material informativo e palestras. Membro do Conseg Centro e diretor da Imprensa Universitária, Álvaro de Souza, diz que o nome da campanha tem duplo sentido. “Queremos que os motoristas se comportem dentro da lei, respeitem a sinalização, mas também sejam educados, gentis, um motorista legal mesmo”, afirmou Álvaro.

O reitor Zaki Akel Sobrinho ressaltou que todos são responsáveis pela segurança e que devemos ter um conselho de segurança interno, que envolva toda a comunidade da UFPR. O Capitão Luiz Fernando, da Polícia Militar do Paraná, enfatizou a importância da participação da universidade no conselho. A PM propôs a realização de novas reuniões para definir o plano de ação e as informações do material que será distribuído.

Nos dias 13 e 15 de março serão realizadas duas palestras no campus Botânico e no Teatro da Reitoria, respectivamente.

Essa ação faz parte de um esforço da universidade em conscientizar motoristas e pedestres a terem um comportamento seguro no trânsito. A UFPR têm outras ações, como a carona solidária, que tenta reduzir o número de veículos nas ruas incentivando os estudantes a dividir o meio de transporte.

Félix Calderaro

Tags: , , ,