Universidade Sem Papel: Novo Sistema agiliza e torna mais sustentável a Gestão de Documentos

Por Assessoria de Comunicação Social
A UFPR passará adotar uma plataforma (SEI) que torna eletrônicos todos os documentos e processos em tramitação na universidade. O Sistema Eletrônico de Informação – SEI é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável. O sistema SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal/TRF (4ª região – RS/SC/PR), em software 100% livre e a cessão de uso foi feita de forma gratuita à UFPR. Esta é a solução eletrônica do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão: construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.

O projeto UFPR Sem Papel – sistema digital de gestão de documentos integrada – tramitará processos e documentos da instituição e buscará a extinção paulatina do uso do papel nas práticas administrativas. A mudança do físico para o digital requer desafios tecnológicos e atualização profissional no uso de novas tecnologias de comunicação e informação. Quem convive com as mudanças tecnológicas imagina e questiona o sistema que ainda tramita papéis.

O reitor Zaki Akel Sobrinho salienta que esta realidade digital é uma necessidade da nossa sociedade atual: transformar documentos físicos em digitais. Sustentabilidade, eficiência, desburocratização e mais  transparência na administração pública, estas são as características deste novo sistema que está em processo de implantação pela UFPR.

O pró-reitor de Administração, Edelvino Razzolini Filho, destacou que os processos em papel, além de serem dispendiosos aos cofres públicos, certamente também são onerosos ao meio ambiente. O novo sistema eletrônico vai agilizar o trâmite dos processos, que vai acontecer também por meio digital.

Aldemir Junglos, assessor da PRA e coordenador do projeto, avalia que a plataforma SEI gerará inúmeros ganhos para a instituição, como por exemplo, agilidade nas análises, nos trâmites e na gestão dos processos, redução de custos com papel, com impressões, com veículos, protocolo, estoque de suprimentos, aumento da segurança na tramitação e agilidade na busca de documentos. A equipe de Implantação está visitando os setores e unidades da UFPR para divulgar este novo sistema (SEI). No decorrer da implantação, treinamentos serão oferecidos à comunidade.

foto          SEI - FOTO0 - 30JUN16 - MREITOR