Com recursos da emenda parlamentar, a UFPR fortaleceu a infraestrutura das Estações Experimentais (CEEx) do Setor de Ciências Agrárias, promovendo melhorias diretas no ensino, pesquisa e extensão. A aquisição de equipamentos agrícolas e execução de serviços estruturantes permitiram otimizar práticas agrícolas e ampliar a autonomia operacional da Fazenda Canguiri.
Coordenação: Profª Dra. Alda Lúcia Gomes Monteiro
Unidade Responsável: Setor de Ciências Agrárias / CEEx – Fazenda Canguiri
Execução: 2024 a 2025
Valor da Emenda: R$ 900.000,00
Foram adquiridos os seguintes equipamentos agrícolas:
Também foram executados serviços complementares por meio do Programa SICONV 886053/19, totalizando R$ 677.339,00.
Essas aquisições visam aprimorar:
Alunos: Cerca de 2.500 estudantes de graduação e pós-graduação
Professores: Docentes do Setor de Ciências Agrárias
Técnicos Administrativos: Equipes do CEEx e Fazenda Canguiri
Usuários Externos/Comunidade: Cerca de 350–400 visitantes ao ano
Estimativa total de beneficiados: aproximadamente 3.000 pessoaspartilhados com outros laboratórios do Setor de Ciências Biológicas, ampliando seu uso e impacto.
“Os equipamentos agrícolas novos e modernos são cruciais para as atividades de campo, trazendo eficiência e economia para o processo.”
— Márcio Olesko, servidor, Engenheiro Agrônomo
“Com novos equipamentos, as aulas se tornam mais dinâmicas e alinhadas com a realidade do produtor. Antes, não era possível realizar aulas práticas por falta de equipamentos.”
— Laryssa Rudek, aluna de graduação
“Nosso serviço rende mais e fica mais bem feito com as máquinas novas.”
— Ronildo Gonçalves, equipe de campo da Fazenda Canguiri
As atividades da Fazenda Canguiri ganharam mais eficiência e qualidade, superando desafios históricos como atrasos em plantios e dependência de equipamentos emprestados. O investimento reforça o compromisso da UFPR com uma estrutura autossuficiente e moderna para a formação acadêmica e desenvolvimento tecnológico do setor agrícola.