A Pró-Reitoria de administração vem constantemente buscando formas de combate e prevenção contra incêndios. Para o complexo da reitoria, que envolve os prédios da Reitoria, Dom Pedro I, Dom Pedro II e o Prédio do DCE/administração RU, existe um processo visando adequar estes espaços que são da década de 50, inclusive tombados pelo patrimônio histórico, também estão sendo executados projetos para o prédio Central, as Usinas Piloto no Centro-Politécnico, projetos com previsão de entrega em 180 dias.
Estas medidas são para melhorar a segurança de toda a comunidade acadêmica envolvida. Nossa instituição cresce diariamente com novas construções, que já são projetadas e construídas dentro das normas de segurança, no entanto alguns prédios – como os do complexo Reitoria – foram construídos numa época em que não haviam as exigências atuais de combate e prevenção de incêndios, sendo assim, agimos em busca das adequações possíveis e necessárias.
RU Central
Neste mês de julho foram realizados obras na porta de entrada do restaurante alterando sua abertura para o lado externo, fato que possibilita a fuga caso seja necessário uma evacuação rápida do interior do prédio. Também estão sendo construídas outras saídas de emergências e demais benfeitorias sejam elas relacionadas a segurança ou a conservação do imóvel.
Prédio do DCE
Também contemplado no novo projeto de prevenção e combate a incêndios, alguns cuidados de utilização foram determinados pela PRA e corpo de bombeiros aos seus usuários. Como prédio não conta com rota de fuga, foram impedidas aglomerações, pois em caso de incêndio seria impossível a evacuação, caso que foi constatado na tragédia de Santa Maria, neste sentido foi emitida notificação pelo corpo de bombeiros impedindo a realização de festas, eventos, encontros ou aglomeração de pessoas.
As reformas do edifício devem começar após a conclusão dos projetos em andamento, para tanto o prédio deverá ser desocupado para dar espaço aos trabalhos necessários.