A partir de 1º de agosto, o usuário de telefonia fixa só poderá fazer ligações externas à UFPR utilizando a nova senha. A nova senha poderá ser obtida na intranet.ufpr.br, clicando no módulo “TELEFONIA” e depois em “CLIQUE AQUI”. As senhas antigas serão desabilitadas no dia 31/07/2016. Nesta mesma página, o usuário também deverá cadastrar o(s) seu(s) ramal(is), de onde normalmente faz as ligações.
O novo sistema de gestão do uso das suas linhas telefônicas, implantado pela Pró-Retoria de Administração da UFPR, tem três objetivos, além de economizar recursos para investi-los em outras áreas importantes e cumprir às determinações dos órgãos de controle federais, a Universidade pretende aprimorar suas ferramentas de gestão pública, em todas as áreas. A nova ferramenta também garante sua inclusão no “Projeto Esplanada Sustentável”, iniciativa do Governo Federal prevista no Decreto nº 8540/2015 que objetiva racionalizar o uso de energia elétrica, água e telefone em todos os órgãos da União.
O Sistema de Controle de Gastos com Telefonia Fixa foi desenvolvido pela Divisão de Sistemas de Informática no Centro de Computação Eletrônica (DSI/CCE/PRA).
Com a nova ferramenta, a UFPR poderá inclusive obter relatórios mensais das ligações efetuadas ou recebidas em todas as suas centrais telefônicas;, afirma o gestor do Projeto, Aldemir Junglos,assessor da PRA/UFPR.
O novo sistema também possibilitará melhor gestão e manutenção das senhas de cada servidor
COMO ACESSAR AS LINHAS:
O servidor precisará de uma senha na intranet da UFPR para acessar as linhas telefônicas. A partir de 1º de agosto, a atual senha será cancelada e só serão aceitas as novas senhas adquiridas na intranet. Para isso, no portalwww.intranet.ufpr.br, o servidor acessará o módulo “Telefonia” para obter a nova senha, que é de uso individual e exclusivo, e que terá de quatro a sete dígitos gerados pelo sistema.
As ligações telefônicas só serão liberadas para ramais da própria UFPR.As senhas serão necessárias para a realização de quaisquer ligações externas, tanto para telefones fixos como para celulares.No caso das ligações por meio de Discagem Direta Internacional – DDI o servidor deverá solicitar a liberação por meio de ofício à Pró-Reitoria de Administração, com conhecimento do diretor (a) da unidade onde atua.O usuário deve sempre utilizar os código das Operadoras Embratel (021) para Curitiba e OI (014) para centrais fora de Curitiba.
BASE LEGAL:
Além da legislação federal que normatiza o tema, especialmente Decreto nº 8540/2015, a UFPR adota como base legal do novo sistema a Ordem de Serviço nº 003/2015/PRA (https://pra.ufpr.br/ordens-de- servicos/), que orienta os usuários e define limites mensais de gastos com telefonia: por exemplo, o usuário que ultrapassar o valor R$ 50,00 e não justificar esta despesa deverá recolher o excedente ao Tesouro Nacional por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). Mensalmente serão emitidos relatórios dos telefonemas, e, caso necessário, poderão ser encaminhados à chefia imediata.
COLABORADORES DA UFPR (TERCEIRIZADOS, ESTAGIÁRIOS, SENIORS, …)
Para que o Colaborador da UFPR tenha acesso a Telefonia da UFPR para ligações externas, sua chefia (Servidor) deverá solicitá-las via Oráculo (https://cce.ufpr.br/protocolo-de-atendimento/), informando o nome, cpf, unidade e cargo do colaborador.
https://pra.ufpr.br/ordens-de- servicos/