Administração Central faz visita técnica nas obras em andamento no futuro Campus Rebouças

Ontem a tarde a Administração Central da UFPR fez uma visita técnica no futuro Campus Rebouças, obras que estão em andamento no Campus Botânico e Centro Politécnico. A visita teve a participação do Reitor Profº Zaki Akel Sobrinho, Vice Reitor Profº Rogério Mulinari. Também participaram os Pró-Reitores, diretores de setor alguns e servidores convidados da UFPR.

A visita começou com a apresentação das futuras instalações do Campus Rebouças. Logo na entrada foi possível ver os avanços em que a obra se encontra. A biblioteca foi o primeiro local de visita. A fachada esta exatamente como no projeto. O hall de entrada recebeu cores vibrantes nas paredes laterais, painéis de madeira e também alguns mobiliários modernos.

Com um custo 18 milhões, uma parte do projeto ficará pronta em dezembro deste ano. Ele atenderá os setores de Educação e Humanas. O prédio foi planejado para ser bem arejado e iluminado. Os espaços para salas de aula ficaram amplos e os banheiros já estão prontos. O projeto terá também um auditório para 100 e outro para 300 pessoas, biblioteca, salas de aula, gabinetes de professores, unidades administrativas, central de segurança e um espaço próprio para o IPHAN, responsável também pela avaliação de patrimônio histórico.

No projeto consta a restauração de uma parte do prédio antigo da rede e a empresa que esta fazendo a obra já tem experiência com restaurações anteriores, uma delas foi a restauração do Palácio Iguaçú.

A Arquiteta Neuza e o Engº Luiz Carlos da Silva, Prefeito de Infraestrutura da Cidade Universitária, acompanham o processo desde o projeto inicial e licitação, realizado com profissionalismo e dedicação, explica o Pró-Reitor de Administração, Paulo Krüger.

Veja alguns diferenciais desta obra:

Restauração: Diversos detalhes foram estudados para que o antigo prédio mantivesse sua história preservada. Dentre várias peças restauradas tais como: os pisos, as janelas externas de madeira e o relógio de 1,2x 1,2m² que fica na área externa e o hall de entrada, que contém uma escada de importante valor na Rua João Negrão.

Mudanças: O campus contará com duas escadas para circulação vertical, portas corta fogo e troca das antigas janelas de alumínio. A ponte preta de trem da rede rodoferroviária foi restaurada.

Sustentabilidade: Dando continuidade a política de sustentabilidade das obras da UFPR, uma grande cisterna foi construída e toda a água utilizada para a obra foi através de captação da água de chuva. Futuramente ela servirá para fazer a limpeza e rega de plantas dos jardins do campus. Vários materiais foram reaproveitados no estudo.

Acessibilidade: Para o acesso serão instalados 02 elevadores no anexo A, 06 elevadores no anexo B e 03 elevadores no Edifício Teixeira Soares. Todas as escadas terão seus tamanhos readaptados.

Segurança: Será implantada uma Central de Segurança com câmeras de monitoramento espalhadas pelo Campus.

Confira a matéria completa da ACS clicando aqui

Ilvia Valério Hortz

Confira nossas imagens: