Campanha do agasalho da Imprensa Universitária beneficia indígenas

Criança da tribo Araçaí

O último fim de semana foi de muita alegria na Aldeia Araçaí, em Piraquara, distante 50 km de Curitiba. Tudo porque os índios guaranis que habitam a reserva receberam a visita de representantes da Imprensa Universitária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que fizeram doação de roupas e agasalhos aos indígenas.

Após uma campanha que arrecadou donativos de vários setores da universidade, o inverno será mais confortável na aldeia, que é composta atualmente por 90 índios da tribo Guarani e mantém tradições e rituais vividos pelos ancestrais, como a prática de caça e pesca, e os rituais de danças e cura de doentes. A comunidade sobrevive basicamente de doações como esta dos colaboradores da Imprensa, além do programa Bolsa Família, do governo federal.

Colaboradores da Imprensa em uma das moradias da tribo

Tímidos e religiosos, os guaranis da Aldeia Araçaí preservam tradições e mantém rituais dos antepassados. Eles dançam e cantam diariamente ao som de um violão e de outros instrumentos musicais feitos artesanalmente. O índio e um dos professores da aldeia, Gilmares Guilherme da Silva, explica que existem vários tipos de danças e que elas são realizadas para buscar fortalecimento e para agradecer pelo “pão de cada dia”.

Segundo Fátima Kuchler, uma das colaboradoras que visitou a tribo para levar as doações, a sensação de fazer o bem é muito gratificante. “Na Imprensa sempre buscamos formas de fornecer ajuda a quem precisa. As próximas doações serão para o Hospital Erasto Gaertner e para a uma associação que presta assistência a crianças vítimas de abandono”, afirmou Fátima. Os interessados em fazer doação de roupas, cobertores e alimentos podem entrar em contato através do telefone 3313-2006.

Índios guaranis mantém vivas as tradições, como o artesanato.

Tribo Araçaí

Doações vão ajudar indígenas a enfrentar o inverno.