Menu

Campanha do agasalho da Imprensa Universitária beneficia indígenas

Criança da tribo Araçaí

Criança da tribo Araçaí

O último fim de semana foi de muita alegria na Aldeia Araçaí, em Piraquara, distante 50 km de Curitiba. Tudo porque os índios guaranis que habitam a reserva receberam a visita de representantes da Imprensa Universitária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que fizeram doação de roupas e agasalhos aos indígenas.

Após uma campanha que arrecadou donativos de vários setores da universidade, o inverno será mais confortável na aldeia, que é composta atualmente por 90 índios da tribo Guarani e mantém tradições e rituais vividos pelos ancestrais, como a prática de caça e pesca, e os rituais de danças e cura de doentes. A comunidade sobrevive basicamente de doações como esta dos colaboradores da Imprensa, além do programa Bolsa Família, do governo federal.

Colaboradores da Imprensa em uma das moradias da tribo

Colaboradores da Imprensa em uma das moradias da tribo

Tímidos e religiosos, os guaranis da Aldeia Araçaí preservam tradições e mantém rituais dos antepassados. Eles dançam e cantam diariamente ao som de um violão e de outros instrumentos musicais feitos artesanalmente. O índio e um dos professores da aldeia, Gilmares Guilherme da Silva, explica que existem vários tipos de danças e que elas são realizadas para buscar fortalecimento e para agradecer pelo “pão de cada dia”.

Segundo Fátima Kuchler, uma das colaboradoras que visitou a tribo para levar as doações, a sensação de fazer o bem é muito gratificante. “Na Imprensa sempre buscamos formas de fornecer ajuda a quem precisa. As próximas doações serão para o Hospital Erasto Gaertner e para a uma associação que presta assistência a crianças vítimas de abandono”, afirmou Fátima. Os interessados em fazer doação de roupas, cobertores e alimentos podem entrar em contato através do telefone 3313-2006.

Índios guaranis mantém vivas as tradições, como o artesanato.

Índios guaranis mantém vivas as tradições, como o artesanato.

Tribo Araçaí

Tribo Araçaí

Doações vão ajudar indígenas a enfrentar o inverno.

Doações vão ajudar indígenas a enfrentar o inverno.

 

 

UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Administração
Rua Dr. Faivre 405, 2º andar | Fone: (41) 3360-5292
CEP 80.060-140 | Centro | Curitiba | PR | Brasil


©2023 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR