COMUNICADO EM RELAÇÃO AOS CONTRATOS COM A EMPRESA HABITUAL

Tendo em vista comentários de que os funcionários terceirizados não receberam seus salários por falta de pagamento pela UFPR, o que não representa verdade, nos dirigimos aos funcionários terceirizados contratados pela empresa HABITUAL (recepcionistas, portaria e motoristas), no sentido de esclarecer alguns aspectos importantes.

1) A UFPR tem dois contratos com a empresa em questão, um contrato que abriga os postos de portaria e recepção, e outro contrato que abriga os motoristas. No contrato n° 50/2015 são 189 funcionários prestando serviços de Portaria, Vigia e Recepção. No contrato n° 01/2013 são 69 funcionários prestando serviços de motorista;

2) Os salários desses funcionários encontram-se em atraso desde o último dia 07/07/2016, pelo fato da empresa Habitual não ter procedido os pagamentos, uma vez que os respectivos sindicatos dos trabalhadores, impetraram medida cautelar junto à Justiça do Trabalho solicitando a retenção dos recursos financeiros destinados à empresa;

3) No dia 08/07/2016, atendendo a uma ordem judicial, a UFPR depositou em juízo o valor de R$ 807.637,14 (oitocentos e sete mil, seiscentos e trinta e sete reais e quatorze centavos), destinados ao pagamento de tais salários;

4) Na última sexta-feira (15/07/16), a Procuradoria Federal na UFPR apresentou um requerimento à Justiça do Trabalho solicitando que as ações judiciais que tramitavam em Varas distintas na Justiça do Trabalho fossem unificadas em uma única ação para maior celeridade dos processos e, ainda, solicitou a liberação imediata dos recursos depositados para que os respectivos sindicatos providenciassem os pagamentos dos salários aos trabalhadores.

Por fim, cabe esclarecer que a UFPR está envidando todos os esforços possíveis para que a situação seja normalizada no menor período de tempo possível, uma vez que os trabalhadores não devem ser prejudicados por problemas que não lhes competem.

A preocupação da Administração da UFPR foi, é e continuará sendo com o bem-estar das pessoas. Serão tomadas todas as providências cabíveis, uma vez que a questão foi judicializada (pelos sindicatos), para que seja resolvida no menor tempo possível.

Para as próximas semanas, serão rompidos os contratos com a empresa em questão, sendo que já está em fase final a contratação emergencial de nova(s) empresa(s) para tais contratos.