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Educação Antirracista


Promoção da igualdade racial por meio de formação, pesquisa e extensão na UFPR


Informações do Projeto

Coordenação: Profª Lucimar Rosa Dias
Unidade Responsável: PROAFE – Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Políticas Estudantis
Execução: Dezembro de 2023 a Dezembro de 2025
Valor da Emenda: Proveniente da Emenda Individual nº 40110004


Equipamentos ou Ações Financiadas

O projeto contemplou diversas ações formativas e eventos voltados à educação para as relações étnico-raciais (ERER), com destaque para:

  • V Seminário ErêYá – Intelectualidades Negras e as epistemologias que a História (não) conta
    Realizado em 16 e 17 de outubro de 2024, com cerca de 150 participantes, apresentações culturais, conferências, GTs e o Prêmio Diva Guimarães.
  • Curso de Formação em ERER – UFPR Aberta
    Modalidade EAD, com 179h de carga horária. Em 2024, foram 1.874 inscritos, sendo 436 matriculados e 247 concluintes (com ou sem tutoria).
  • Podcast e Documentário ErêYá
    Produção de 10 episódios formativos (Spotify e YouTube) e documentário sobre o grupo.
  • Parcerias com redes municipais de educação
    Atuação junto a Araucária, Pinhais, Piraquara, Almirante Tamandaré e São José dos Pinhais.
  • Seminário Final e Avaliação de Projetos
    Com mais de 190 bancas realizadas para avaliação dos projetos dos participantes.

Público Beneficiado

Alunos: Participantes dos cursos, graduação e pós-graduação
Professores: Docentes da UFPR e das redes públicas envolvidas
Técnicos Administrativos: Equipes de apoio e gestão
Usuários Externos/Comunidade: Educadores das redes públicas, quilombolas, indígenas, migrantes, pessoas trans e com deficiência

Estimativa de beneficiados diretamente: aproximadamente 240 pessoas em 2024, com impacto ampliado via plataformas digitais


Impacto do Projeto

“O curso ERÊYÁ ampliou meus conhecimentos sobre educação étnico-racial e me inspirou a continuar essa luta por igualdade nas escolas.”
Leandra Santos Zeni, Secretaria de Educação de Piraquara

“A formação transformou práticas pedagógicas nos CMEIs de São José dos Pinhais, com novas abordagens e materiais representativos.”
Wivian Graciela Meneguetti de Souza, educadora

“Com os materiais do curso, elaborei um pré-projeto e fui aprovada no mestrado. O curso me deu segurança para essa conquista.”
Cursista, respondente 538

“Somente agradecer a UFPR por esse curso essencial para o universo acadêmico, científico e profissional.”
Cursista, respondente 708


Informações Adicionais

O projeto apoiou a implementação dos artigos 26-A e 79-B da LDB, contribuindo para a formação de uma educação antirracista com base em feminismo negro, ancestralidade e práticas pedagógicas inclusivas. O financiamento possibilitou a realização de formações, oficinas, produção de conteúdo acessível, redes de apoio e diálogo com políticas públicas.

Apesar da alta carga de trabalho das envolvidas, o projeto gerou resultados transformadores e reconhecimento nas redes escolares e instituições parceiras.


Materiais de Apoio

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