Coordenação: Profª Lucimar Rosa Dias
Unidade Responsável: PROAFE – Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Políticas Estudantis
Execução: Dezembro de 2023 a Dezembro de 2025
Valor da Emenda: Proveniente da Emenda Individual nº 40110004
O projeto contemplou diversas ações formativas e eventos voltados à educação para as relações étnico-raciais (ERER), com destaque para:
Alunos: Participantes dos cursos, graduação e pós-graduação
Professores: Docentes da UFPR e das redes públicas envolvidas
Técnicos Administrativos: Equipes de apoio e gestão
Usuários Externos/Comunidade: Educadores das redes públicas, quilombolas, indígenas, migrantes, pessoas trans e com deficiência
Estimativa de beneficiados diretamente: aproximadamente 240 pessoas em 2024, com impacto ampliado via plataformas digitais
“O curso ERÊYÁ ampliou meus conhecimentos sobre educação étnico-racial e me inspirou a continuar essa luta por igualdade nas escolas.”
— Leandra Santos Zeni, Secretaria de Educação de Piraquara
“A formação transformou práticas pedagógicas nos CMEIs de São José dos Pinhais, com novas abordagens e materiais representativos.”
— Wivian Graciela Meneguetti de Souza, educadora
“Com os materiais do curso, elaborei um pré-projeto e fui aprovada no mestrado. O curso me deu segurança para essa conquista.”
— Cursista, respondente 538
“Somente agradecer a UFPR por esse curso essencial para o universo acadêmico, científico e profissional.”
— Cursista, respondente 708
O projeto apoiou a implementação dos artigos 26-A e 79-B da LDB, contribuindo para a formação de uma educação antirracista com base em feminismo negro, ancestralidade e práticas pedagógicas inclusivas. O financiamento possibilitou a realização de formações, oficinas, produção de conteúdo acessível, redes de apoio e diálogo com políticas públicas.
Apesar da alta carga de trabalho das envolvidas, o projeto gerou resultados transformadores e reconhecimento nas redes escolares e instituições parceiras.