Canteiros que desabrocham: UFPR inaugura diversas obras ainda em 2013

Novo bloco do Departamento de Farmacologia, no Centro Politécnico.

Há pouco mais de cinco anos a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebia os primeiros recursos do então recém-criado Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). Aumento exponencial no número de vagas ofertadas, incremento no número de cursos de graduação, pós e profissionalizantes, e a certeza de um ensino superior democratizado foram algumas das conquistas desde então. Tamanha evolução precisava ser acompanhada por um crescimento físico suficiente e, principalmente, eficiente. Isto foi feito.

A universidade que em 2012 chegou ao seu primeiro centenário aumentou em 30% o número de vagas na graduação nos últimos quatro anos. Deu ainda o maior salto de infraestrutura na história da instituição, aumentando em 25% a área construída. Foram cerca de 100 milhões de reais em investimentos nos últimos cinco anos, num total de 83 obras tanto para construções novas como para reformas e adequações de nossos históricos prédios, como aquele símbolo da cidade de Curitiba e orgulho para todos os paranaenses, na Praça Santos Andrade, que para a ocasião dos cem anos recebeu mais do que uma nova fachada e iluminação especial: ganhou também mais vida. A UFPR se transformou num verdadeiro canteiro de obras, e destes canteiros várias flores desabrocharam e outras ainda estão por vir. São prédios com novas salas de aula, laboratórios e outros espaços de educação mas, acima de tudo, são edificações que trazem novas possibilidades e novos horizontes para nossos estudantes, futuros profissionais.

Inaugurações a caminho

Pessoal da PRA e PCU em visita técnica ao novo prédio do Cenbapar.

Na última semana o pró reitor de Administração, Álvaro Pereira de Souza, acompanhou o engenheiro Luiz Carlos da Silva, diretor de infraestrutura da Prefeitura da Cidade Universitária (PCU), numa visita a vários locais de obras. No Centro Politécnico há várias obras na iminência de serem inauguradas. O novo prédio do Cenbapar, Centro de Biotecnologia Agroindustrial do Paraná, já teve um relatório técnico elaborado pela PCU para que as empresas contratadas pela licitação façam ajustes e correções em alguns itens identificados pelo fiscal de obras como fora das especificações do edital. Os estudantes do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia terão um prédio novo equipado com uma sala padrão industrial para pesquisa e atividades de aulas, que conta inclusive com uma área de observação.

A sala padrão industrial do Cenbapar, vista da área de observação.

O departamento de biologia celular teve graves problemas estruturais, como as infiltrações que chegaram a danificar equipamentos. O antigo espaço, no prédio das Ciências Biológicas, passou por reforma e toda a cobertura foi trocada. “Temos ainda outras questões para resolver aqui no prédio, mas pouco a pouco nossas condições estão melhorando. A visita da administração da universidade demonstra preocupação, e este trabalho poderia ser feito mais vezes”, comentou o professor Rubens Bertazolli Filho, chefe suplente do departamento de biologia celular.

Uma das grandes jóias erguidas nestes últimos anos de trabalho foi o novo bloco do Departamento de Farmacologia. O bonito prédio de quatro pavimentos une o que há de mais moderno na tecnologia e mobiliário voltados para o ensino às soluções de acessibilidade e segurança, como amplas rampas e portas de acesso, elevador e escada exterior de incêndio. O local abrigará as novas salas de aula do departamento de farmacologia, além de contar com laboratórios espaçosos e climatizados.

Novo bloco do Departamento de Farmacologia, no Centro Politécnico.

Além das rampas de acesso, prédio do Depto. de Farmacologia conta com elevador.

Trabalho em equipe

Tanto crescimento e trabalho colocou mais responsabilidades nos ombros da equipe da Prefeitura da Cidade Universitária (PCU). Além de garantir a manutenção e conservação dos campi da UFPR com uma extensa carta de serviços, é também trabalho da PCU a criação de estudos preliminares e projetos de arquitetura, além do acompanhamento e a fiscalização das obras novas e das reformas contratadas por licitação. Para se ter uma ideia da quantidade de trabalho realizada pela equipe da prefeitura, marcamos em um mapa apenas as obras em andamento no Centro Politécnico.

Para o diretor de infraestrutura, o engenheiro Luiz Carlos da Silva, a realização do trabalho só é possível graças à competência e presteza da equipe. “Temos uma equipe multidisciplinar que conta com engenheiros, arquitetos, técnicos nas mais diversas áreas e pessoal capacitado para cuidar da nossa grande casa que é a UFPR”, afirmou.

Confira o mapa das obras no Centro Politécnico:

Mapa das obras no Centro Politécnico