Novo bloco das Ciências da Terra é inaugurado com música e festa

Coral da Ong Dikaion. Foto:Marcos Solivan

Um coral – formado por 20 crianças e adolescentes – deu a tônica da cerimônia de inauguração do Anexo I do Setor de Ciências da Terra, que leva o nome do professor João José Bigarella, um dos pioneiros do setor da UFPR. A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira(19).

O Setor de Ciências da Terra foi criado em 17 de setembro de 1998, na gestão do então reitor Carlos Roberto Antunes dos Santos, sendo constituído pelos Departamentos de Geomática, Geografia, Geologia e pelo Centro de Estudos do Mar, os quais ofertam, respectivamente, disciplinas para os cursos de graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Geografia (Licenciatura e Bacharelado), Geologia, Oceanografia e Tecnologia em Aquicultura. Além disso são sete cursos de pós-graduação e dois de especialização. Ao todo, o setor de Ciências da Terra atende a 1149 alunos de graduação e pós-graduação, contando com o trabalho de 90 servidores docentes e 43 técnico-administrativos.

Cerimônia de inauguração com várias homenagens. Foto: Marcos Solivan

Com uma estrutura tão grande o Setor pleiteou um espaço mais adequado e a Pró Reitoria de Administração (PRA) atendeu. “O novo prédio tem 3600 m2 de área distribuídos em quatro pavimentos. Foi um investimento de quase seis milhões de reais, mas certamente servirá muito bem à nossa comunidade, que vai responder com o que faz de melhor no ensino, na pesquisa e na extensão”, comentou o pró reitor de administração, Álvaro Pereira de Souza.

Homenagens e coral

Os integrantes do coral cantaram e, ao som de canções natalinas, os presentes acompanharam os discursos emocionados dos envolvidos nesta grande conquista do Setor e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Além da homenagem ao Prof. João José Bigarella, que empresta seu nome ao edifício, a Direção do Setor de Ciências da Terra e uma servidora receberam homenagens entregues pelo pró reitor de administração, Álvaro Pereira de Souza.

Mas o que encantou de verdade a todos os pequenos foi o coral de crianças. Os pequenos cantores participam das atividades ofertadas pela Ong Dikaion, instituição beneficente que presta assistência às crianças e jovens de Piraquara durante o período em que não estão na escola, segundo explicou Josimar Ferraz, fundador e responsável pela área cultural da Dikaion. A UFPR, através de servidores da Imprensa Universitária, colabora com doações de alimentos, vestimentas e brinquedos. Tudo para que o lema – ações que transformam – adotado por essa Ong, realmente se concretize.

Ronaldo e Michelle. Foto: Marcos Solivan.

Além dos cantores mirins, Ronaldo Feitosa e Michelle Trevisan, ambos funcionários terceirizados da Pró-Reitoria de Administração da UFPR, também mostraram talento ao violino e conquistaram docentes, técnicos administrativos, estudantes e convidados que prestigiaram a inauguração. O novo edifício já está em pleno funcionamento e, em 2014, deve ser encerrado o processo de ocupação do prédio.