PRA distribui desfibriladores em todos os campi da UFPR

DEA

A Pró Reitoria de Administração (PRA) vai distribuir e instalar desfibriladores externos automáticos (DEA) em todos os campi da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O aparelho diagnostica as arritmias cardíacas de fibrilação ventricular e taquicardia ventricular. Os equipamentos já foram licitados e adquiridos, e devem chegar na primeira quinzena de agosto. Os aparelhos serão estrategicamente posicionados em cada edifício e será realizado um curso para capacitar pessoas da comunidade acadêmica para operar o equipamento quando necessário. “O treinamento visa capacitar a comunidade para que utilize corretamente o equipamento e assim garanta o primeiro socorro em vítimas de parada cardíaca”, afirma Álvaro Pereira de Souza, pró reitor de administração.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares foram as principais causas de morte no mundo em 2011, tanto entre homens (26,8%) quanto entre mulheres (31,5%), das mais diversas idades. A principal causa de morte, na grande maioria dos casos, é o infarto agudo do miocárdio. As arritmias cardíacas (taquicardia e fibrilação ventricular) são algumas das causas de morte súbita. No Brasil, dados do ano passado da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e do Conselho Nacional de Ressuscitação mostram que 800 brasileiros morrem do coração todos os dias, com cerca de 290 mil pessoas vitimadas por ano. A lei municipal 11.626 determina que locais com circulação superior a duas mil pessoas por dia tenham no mínimo um DEA. A desfibrilação consiste na aplicação de corrente elétrica que faz com que o coração retorne ao ciclo cardíaco normal. De acordo com estatísticas, cerca de 100 mil brasileiros poderiam ser salvos por ano caso o equipamento estivesse disponível em todos os locais indicados.