PRA e PCU realizam reunião para tratar questão de proliferação de pombos nos prédios da UFPR

No mês de janeiro deste ano a Pró-Reitoria de Administração e a Divisão de Gestão Ambiental da PCU estiveram  no Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde para tratar da questão de proliferação de pombos nos prédios da Universidade, notadamente na Reitoria e no Prédio Histórico na Praça Santos Andrade.

O problema tem preocupado, principalmente por tratar-se de ave que pode provocar  doenças (criptococose, histoplasmose, dermatites, alergias, etc) tendo como agentes os fungos, bactérias e ácaros.

A principal questão discutida foi a forma de diminuir a incidência das aves e isto passa pela conscientização das pessoas, no sentido de reduzir gradativamente a alimentação destes animais,  bem como a redução de abrigos em áreas urbanas.

Segundo o  Diretor daquele Centro,  Luiz Antonio Bitencourt Teixeira, deve haver uma ação conjunta entre a população e as entidades para que se evitem problemas de saúde através dos pombos.

No que tange à Universidade, providências para que se evite a entrada das aves nos telhados estão sendo tomadas, e a Divisão de Gestão Ambiental, através da Coordenação da Bióloga Regina Zanelatto, tem orientado neste sentido.

A PRA apresentou proposta de parceira com o Município para a conscientização da comunidade, o que será feito com orientação da Divisão de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, conforme informou o Sr. Juliano Ribeiro Diretor daquela unidade. A Unidade de Zoonoses da UFPR será envolvida no trabalho de Educação Ambiental junto a Comunidade do entorno, objetivando reduzir a oferta de alimento na área, e com isto reduzir a presença dos pombos, o que resultará na minimização dos problemas provocados por este animal.

Tags: , , , ,