PRA faz trabalho de prevenção em prédios da UFPR

“Prevenir é o melhor remédio”. A frase é clichê mas traduz o espírito da administração da Universidade Federal do Paraná quando a segurança da comunidade acadêmica entra em discussão. A Pró Reitoria de Administração (PRA) iniciou um trabalho em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná para revistoriar todos os prédios e espaços da universidade. O trabalho iniciará em breve com o Edifício Dom Pedro I, no complexo da Reitoria, que necessita de uma escada de incêndio e uma rota de fuga para o caso de fogo. Uma dificuldade é o fato do prédio ser tombado pelo Patrimônio Histórico, uma vez que a instalação da escada alteraria as características originais da fachada.“Aguardamos a visita do corpo de bombeiros para que possamos planejar a melhor forma de executar as adequações necessárias para garantir a segurança da nossa comunidade e ainda preservar nosso patrimônio”, afirmou o pró-reitor de administração, Álvaro Pereira de Souza.

Em reunião recente com o Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (SCHLA), que ocupa grande parte do prédio, a professora Maria Tarcisa Bega, diretora do setor, também ressaltou a importância de melhorias na estrutura da chamada “casa amarela”, espaço cedido pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) para abrigar, entre outras unidades, o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DELEM). Segundo informado os principais problemas envolvem a iluminação e a segurança. A PRA aguarda uma lista com as inconformidades do prédio para tomar as devidas providências. Logo este trabalho de vistoria e segurança deve chegar a todos os prédios da universidade.