Atendendo às reivindicações dos estudantes no período da paralisação da universidade, os restaurantes universitários da UFPR começaram a servir café-da-manhã. Com horário de atendimento das 6h30 às 7h30 (aos sábados o horário é das 7 às 8h30), a refeição é oferecida desde o último dia 3 de novembro para estudantes, a R$0,50 por pessoa. A partir desta semana, passará a atender também os servidores da Universidade, no valor de R$1,00 por pessoa.
Na manhã desta segunda-feira, o reitor Zaki Akel Sobrinho foi conhecer o serviço no RU Central. “Essa reivindicação, como outras apresentadas por todas as categorias durante a paralisação, era legítima e pertinente. Nesse sentido, é ótimo poder atender a comunidade”, disse ele. O atendimento ainda está em avaliação para ajustes. Por exemplo, está sendo estudada a possibilidade de estender o horário até as 8 horas, o que vai depender da demanda e da logística dos restaurantes que precisam ter tempo hábil para preparar o almoço.
Nos primeiros dias, foram servidas no RU Central 88 refeições no dia 3; 127 no dia 4 e 122 nesta segunda-feira. No RU do Politécnico, foram 83, 194 e 172, respectivamente, enquanto no de Agrárias, foram 28, 53 e 22. São números que devem crescer. Segundo o diretor do RU Central Lineu Dal Lago, a expectativa inicial é atender 400 pessoas diariamente no Restaurante do Central, 600 no Politécnico e 120 nas Agrárias. A pró-reitora de Assuntos Estudantis Rita de Cássia Lopes, destaca que uma boa alimentação melhora o rendimento escolar. “Esse é mais um passo importante para a consolidação da assistência estudantil na UFPR”, destacou.
As estudantes Tatielle Balbinot e Raquel Soares, do curso de Pedagogia, experimentaram o café da manhã do RU nesta segunda-feira pela primeira vez. “É gostoso e saudável. Também observei que usamos canecas e não copos descartáveis, o que é ecológico”, destaca Tatiaelle. Já Raquel apontou o valor acessível como fator positivo, além da praticidade. “Sempre saímos de casa na correria e agora podemos chegar, tomar café e ainda assistir à primeira aula”, ressaltou.
Cardápio – O cardápio varia diariamente, mas inclui sempre um sanduíche, uma fruta, café e leite. Às segundas e quintas-feiras, o acompanhamento é queijo; às terças, doce de leite; às quartas e sábados, apresuntado. Sexta-feira é dia de geléia de goiaba. Entre as frutas servidas estão maçã, banana ou laranja. Os pães também alternam entre francês, centeio, de milho ou de leite. E há pequenas surpresas. Hoje as culinaristas serviram geléia de maçã, feita por elas mesmas aproveitando as frutas que não foram servidas na última semana.
Simone Meirelles
Tags: PRA, RU