“Separando juntos na UFPR” recebe apoio da Pró-Reitoria de Administração

8181-1Há nove anos a Universidade Federal do Paraná criava a Divisão de Gestão Ambiental. De lá pra cá muita coisa mudou e dentre os projetos de conscientização e preservação do meio ambiente destaca-se o “Separando juntos na UFPR” que, segundo a professora Regina Célia Zanelatto, gestora ambiental e coordenadora do projeto, visa o gerenciamento integrado dos resíduos sólidos produzidos no âmbito da UFPR. Dentre eles, os resíduos urbanos: papel, metal, plástico, vidro.

Em 2008 foi firmado convênio com a CATAMARE – Cooperativa de Catadores, que recolhe os resíduos recicláveis da UFPR. A instituição doa resíduos recicláveis aos catadores como forma de ajudar um dos segmentos sociais menos favorecidos. A universidade vem cumprindo este papel socioambiental, ajudando o resgate da cidadania e melhorando a renda das famílias.

Com a venda de recicláveis, em 2010, foi arrecadado um montante de quase R$ 85.000,00, revertidos em renda para os cooperados. Neste ano, espera-se aumentar significativamente esse valor. A quantidade de material recolhido também impressiona: mais de 150 toneladas de resíduos recicláveis foram recolhidos dos vários campi e hospital de clínicas.

Atos oficiais expedidos pela Pró-Reitoria de Administração vêm facilitando aos catadores o acesso aos papéis nobres e latinhas, que antes eram comercializados. A tendência é que aumente a renda dos catadores. Só na Imprensa os catadores coletam quase uma tonelada de papel reciclável anualmente.

Washington Luís, catador de papel associado à Cooperativa Catamare, é responsável por separar os papéis brancos dos coloridos, papelão, plástico, diferentes tipos e cores de garrafas PET, sacolas para revender e, segundo ele, arrecadar renda para a alimentação das famílias dos cooperados. A doação desses materiais pela UFPR melhorou a condição da Cooperativa, assegurou Washington, já que se trata de material de primeira linha. Antes os catadores tinham acesso a materiais misturados ao lixo residencial comum.

Se você quiser saber mais sobre o projeto ou sobre outras iniciativas da Divisão de Gestão Ambiental acesse o site da DGA.

ACS

Tags: , ,