UFPR ASSINA ACORDO DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

A Universidade Federal do Paraná é pioneira na compra de produtos da agricultura familiar para abastecer seus restaurantes universitários (RU), e, desde 2012, é um participante ativo do Programa de Aquisição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) – um programa que a UFPR ajudou construir. Pela primeira vez também estão incluídos nas compras produtos orgânicos.

Os restaurantes da UFPR estão abertos todos os dias da semana servindo café da manhã, almoço e jantar. Em média são preparadas e servidas cerca de 10 mil refeições por dia nos RUs/UFPR.

O contrato foi assinado entre a UFPR e a Cooperativa Santa Clara, a Cooperativa Agroindustrial da Lapa e a Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia.

O diretor presidente da Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia do Paraná, Marcelo Passos, acredita que a parceria é uma boa oportunidade para oferecer alimento saudável aos estudantes e gerar renda no campo. “É importante porque é preciso reforçar o elo entre o pessoal do campo e cidade, entre a pesquisa e o ensino e quem está produzindo”, disse.

Os alimentos disponibilizados à comunidade acadêmica são de alta qualidade, e já foram testados na rede de restaurantes universitários da UFPR. Todo o lote recebe um parecer técnico, e cada item oferecido tem sido aprovado individualmente.

“Temos absoluta convicção de que este é um bom caminho a seguir, beneficiando a agricultura artesanal, como é a agricultura familiar. Tenho certeza que hoje a Universidade dá mais um passo no caminho da sustentabilidade e da saúde, porque a alimentação é parte do processo de ensino e aprendizagem” .“É uma ocasião muito especial para todos nós e para os produtores, porque viabilizamos mais uma forma de aumentar a renda e adensar a inserção da agricultura familiar na comunidade”, disse Rogério Andrade Mulinari, vice-reitor no exercício da Reitoria da UFPR.

Também participaram do evento o pró-reitor de Administração, Edelvino Razzolini Filho; o diretor dos Restaurantes Universitários, Lineu Dal Lago; a diretora do Departamento de Serviços Gerais, Sônia Maria da Silva Rocha; e a assessora especial Maria Emília Daudt Von der Heyde.

Foto

tc kimlik sorgulaması, araç borç sorgulama, vergi borcu sorgulama, ttnet kota sorgulama, ssk sorgulama, sgk sorgulama, trafik ceza sorgulama
tüvtürk, tüvtürk randevu al, araç muayene randevu, araç muayene randevu al