UFPR debate reciclagem com presença de Fernando Gabeira

Ciclo de debates

Fazer com que o lixo deixe de ser dispensável e passe a ser luxo para muitas famílias que sobrevivem a partir dos resíduos. É com esta expectativa que será realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) o Ciclo de Debates Abralatas. Além de aproximar o tema, reciclagem, da comunidade acadêmica, do encontro podem surgir projetos para auxiliar o trabalho de catadores de lixo, além de ser um espaço para discutir a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O evento será realizado no dia 04/10, das 8:30 às 13:00, no auditório do Setor de Tecnologia do Centro Politécnico. As inscrições são gratuitas, através do site.

Catadores, estudantes, empresários, gestores estaduais e municipais devem fazer parte do público presente. A iniciativa da Abralatas, associação civil sem fins lucrativos composta pelos fabricantes de latas de alumínio, teve como objetivo fomentar o debate sobre o tema, além de apresentar projetos que auxiliem no trabalho dos catadores e na implantação da PNRS.

Prazo

A Lei nº 12.305/10 que instituiu a PNRS estipulou, entre outras medidas, o prazo até agosto de 2014 para implantação dos planos de resíduos em todos os municípios e a extinção dos lixões no Brasil.

Principal palestrante do dia, o escritor, jornalista e defensor dos direitos humanos e do meio ambiente Fernando Gabeira, afirma que a legislação que instituiu a PNRS passou por quase vinte anos de discussão até sua aprovação. A extinção dos lixões até agosto do ano que vem não deve ocorrer conforme o planejado, assunto também a ser discutido no ciclo de debates.

O Ciclo de Debates existe desde 2010. Neste ano, já ocorreu em Belo Horizonte, Fortaleza e agora em Curitiba. A série de eventos de 2013 tem como tema Inovação com Sustentabilidade.