UFPR vai contribuir com a mobilidade urbana de Curitiba

Reitor Zaki Akel em reunião com prefeito Gustavo Fruet e representantes da Urbs.

Com objetivo de criar um centro de excelência em soluções tecnológicas de mobilidade e equipamentos urbanos, a UFPR, Prefeitura de Curitiba, PUC-PR e Urbs assinaram ontem (3), um termo de cooperação. A ideia desta parceria é que as duas universidades desenvolvam projetos e pesquisas que contribuam na solução dos problemas identificados pela Urbs. À Prefeitura caberá a execução das propostas que atendam as demandas da URbs, na questão da mobilidade urbana. O termo de cooperação terá duração de cinco anos, mas pode ser prorrogado.

Para o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, os projetos surgirão, também, a partir das áreas de pesquisa aplicada de cada universidade. “Nós temos experiência em estudos de veículos elétricos, por exemplo, e um grande número de professores e pesquisadores de qualidade”, comenta. O reitor aponta satisfação do usuário, velocidade das frotas e a relação com a Região Metropolitana de Curitiba como aspectos a serem trabalhados.
No acordo firmado ontem, na Prefeitura, as partes envolvidas se comprometem a disponibilizar espaços físicos e instalações, pessoal de suporte, além de zelar pelo nome das outras instituições e por melhores padrões de qualidade. Cada projeto deve ter um coordenador, ser formalizado por um Termo de Convênio e definido em Planos de Trabalho.

Além do reitor da UFPR, assinaram o Termo de Cooperação o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, o vice-reitor da PUC-PR, Paulo Otavio Mussi Augusto e o presidente Associação Paranaense de Cultura, Décio Afonso Balestrin.

Lucas França, com orientação de Celsina Favorito