Com novos circuitos, capacidade da conexão Internet na UFPR salta de 2,5 Gbps (gigabits por segundo) para 10 Gbps. Ampliação beneficia outras instituições vinculadas à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no Paraná
O Ponto de Presença (PoP) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no Paraná concluiu no último dia 10 de março a ampliação da conexão Internet acadêmica que atende a UFPR.
Abrigado no Centro de Computação Eletrônica (CCE) da Universidade Federal do Paraná, o PoP-PR atende todas as instituições vinculadas à RNP no Estado. Além da UFPR, também são beneficiadas pela ampliação a UTFPR, IFPR, Unila, PUC-PR, Simepar, Lactec, Embrapa e todas as universidades estaduais, entre outras instituições do Estado.
A operação, que durou cerca de três meses, envolveu a implantação de uma nova infraestrutura de backbone (conexão central de um sistema mais amplo), com circuitos de até 10 Gbps (gigabits por segundo) e novos equipamentos. Antes, a capacidade era de até 2,5 Gbps.
isso será garantido uma melhora na qualidade acesso Internet de toda comunidade acadêmica do Estado”, explica Pedro Torres, coordenador técnico do PoP-PR e professor da UFPR. “Também vamos promover o desenvolvimento e uso de novas aplicações que demandam de redes de computadores de alta velocidade, como transmissões de vídeos em alta qualidade, multiconferências e preservação digital.”
Nacionalmente, a infraestrutura engloba 27 pontos de presença (PoPs), um em cada unidade da federação, além de ramificações para atender mais de 600 institutos de ensino e pesquisa em todo o país.
A recente ampliação é resultado de acordo de cooperação com a empresa de telecomunicações Oi, que proverá à RNP infraestrutura de transmissão em fibras ópticas para uso não-comercial e participará de projetos de pesquisa e desenvolvimento de interesse comum.
Tags: CCE, Internet, Serviços