Almoxarifados UFPR



Menu Principal

Logística Sustentável

A Logística Sustentável é o processo de coordenação do fluxo de materiais, de serviços e de informações, do fornecimento ao desfazimento, que considera a proteção ambiental, a justiça social e o desenvolvimento econômico equilibrado.

Para avaliação do impacto ambiental, social e econômico podem ser utilizados critérios de sustentabilidade, parâmetros que avaliam e comparam bens, materiais ou serviços, com o objetivo de estimular as práticas de sustentabilidade e construir um novo modelo de cultura institucional .

A adoção de práticas sustentáveis demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente, seguindo essas diretrizes a UFPR protege a natureza e consegue reduzir seus gastos. A Unidade de Suprimentos está trabalhando na implantação de Critérios de Sustentabilidade em suas aquisições, com o objetivo de fomentar o mercado, permitindo o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis e economicamente viáveis.

A prioridade é a aquisição de produtos e equipamentos duráveis, com alta eficiência elétrica, baixo teor de chumbo, produzido com material reciclável, atóxico e biodegradável por exemplo. O planejamento das aquisições considera a apresentação dos produtos bem como a quantidade de embalagens, com o objetivo de reduzir a geração de resíduos, os quais são gerenciados de acordo com  a legislação vigente e conforme as Normas de Descarte e orientações da Seção de Gestão Ambiental (SGA/SUINFRA).

Para aquisição de diversos itens exigimos matéria-prima de origem certificada (Selo FSC ou CERFLOR) e componentes biodegradáveis ou recicláveis. Alguns materiais específicos ainda exigem classificações e especificações da ANVISA, Selo INMETRO e/ou outros, como a Licença para exploração de água mineral que visa garantir a responsabilidade socioambiental nessa cadeia produtiva.

Alguns produtos alimentícios e têxteis, como açúcar ou algodão orgânicos, apesar de mais sustentáveis ainda não são economicamente viáveis, ainda sim são adquiridos itens com teor reduzido de substâncias nocivas ao meio ambiente.

A Unidade de Suprimentos ainda promove o recolhimento e redistribuição de materiais de consumo ociosos nas diversas unidades, fazendo com que esses itens sejam melhor utilizados dentro da instituição, aumentando a vida útil desses itens e reduzindo o descarte e geração de resíduos. Itens obsoletos ou inutilizáveis são direcionados à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Curitiba e Região Metropolitana – CATAMARE.

O Almoxarifado Central fornece também materiais que auxiliam no uso consciente dos recursos e na segregação dos resíduos diretamente na fonte, como os suportes para copo descartável (poupa-copo) e os coletores de chão para separação e destinação correta dos copos usados. Além disso, incentivamos ações visando reduzir o consumo e/ou eliminar o uso de copos plásticos descartáveis, substituindo-os por copos de papel e canecas reutilizáveis.

Em consonância com o Plano de Logística Sustentável da UFPR e visando reduzir os impactos decorrentes dos processos, incentivamos o uso racional dos bens públicos, eliminando o desperdício e aprimorando a qualidade do gasto público.  Além disso, implementamos ações de eficiência logística e energética, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis e de energia elétrica.


Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei 12.305/2010) – dispõe sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos.

Decreto Nº 10.936 /2022 – Regulamenta a Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Decreto 7.746/2012 – regulamenta o art. 3° da Lei n° 8.666/1993, para estabelecer critérios, práticas e diretrizes gerais para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável por meio das contratações realizadas pela administração pública…

Decreto 9.373/2018 – dispõe sobre a alienação, a cessão, a transferência, a destinação e a disposição final ambientalmente adequadas de bens móveis.

Instrução Normativa nº 01/2010 – dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências.


Política de Sustentabilidade da UFPR – discorre sobre os princípios e diretrizes para implantar, regulamentar e consolidar ações institucionais com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável. Esses princípios e diretrizes deverão ser observados nos segmentos da gestão, de ensino, de pesquisa e de extensão.

Plano de Desenvolvimento InstitucionalPDI/UFPR – referente ao quinquênio 2022–2026, trata-se do documento de administração institucional, de gestão universitária, e do pensamento estratégico da UFPR para os próximos cinco anos.

Plano de Logística Sustentável – PLS/UFPR – visa promover soluções para diferentes demandas nas áreas socioeconômico e ambiental no âmbito da Instituição, de forma a minimizar os impactos oriundos das atividades de pesquisa, ensino e extensão, visando fomentar a cultura socioambiental para toda a comunidade acadêmica.

Termo de Convênio entre UFPR e Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Curitiba e Região Metropolitana – CATAMARE.

Ordem de Serviço 001/2009-PRA – regulariza o desfazimento de materiais no âmbito da UFPR.

USUP em teletrabalho

Em 19/12/2023 a Unidade de Suprimentos entrou em teletrabalho. Para verificar como contatar a Unidade, acesse a aba "Contato" e para verificar como contatar a equipe, acesse a aba "Equipe".

Mesmo em teletrabalho, a Unidade de Suprimentos continuará os atendimentos presenciais referentes ao Almoxarifado Central.

Visando facilitar a gestão presencial considerando a implantação do sistema de gestão em toda a Instituição, a partir de 2024, todas as requisições SIE deverão conter responsável pelo recebimento, bem como dias da semana e horários preferenciais para a entrega.


Sobre os almoxarifados setoriais

Departamento de Logística (Delog/PRA) inicia processo de implantação do módulo SIE AVMB para gestão de todos os almoxarifados setoriais da UFPR, conforme identificação das unidades orçamentárias da UFPR. Conheça os almoxarifados setoriais da UFPR.  



Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Departamento de Logística (DELOG)
Almoxarifados UFPR
Rua Coração de Maria, 92
CEP 80210-132 - Jardim Botânico - Curitiba, Paraná

Divisão de Almoxarifado Central / Seção de Material - Telefone: (41) 3360-4335
Seção de Depósito - Telefone: (41) 3360-4337
PRA Gestão de Suprimentos - Telefone: (41) 3360-4208


UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube

Almoxarifados UFPR
Rua Coração de Maria, 92
CEP 80210-132 - Jardim Botânico - Curitiba, Paraná

Divisão de Almoxarifado Central / Seção de Material - Telefone: (41) 3360-4335
Seção de Depósito - Telefone: (41) 3360-4337
PRA Gestão de Suprimentos - Telefone: (41) 3360-4208

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Almoxarifados UFPR

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR