RELATÓRIO MENSAL DE MOVIMENTAÇÃO DE ALMOXARIFADO (RMA)
A partir de 01/01/2019 cada unidade orçamentária está responsável pela emissão de Relatório Mensal de Movimentação de Material de Consumo (RMA) ao Departamento de Contabilidade (DCF), conforme orientação do Memorando-Circular Conjunto n. 001/2017 DCF/Proplan e Delog/PRA.
O Relatório Mensal de Movimentação de Almoxarifado (RMA) deve ser realizado pelas unidades orçamentárias que fazem aquisição de material de consumo. Devem ser registrados os bens de consumo (3390.30.xx) transferidos a partir do Almoxarifado Central e todos aqueles adquiridos diretamente pela unidade orçamentária (pregão, carona, doação etc).
Acesse os POP’s de Fechamento Mensal e de RMA.
OS RELATÓRIOS MENSAIS (RMA’s) DEVEM SER ENTREGUES ATÉ O SEGUNDO DIA ÚTIL DO MÊS SUBSEQUENTE.
Orientações:
a) Abrir processo no SEI na categoria arquivística: Contabilidade: Relatório Mensal de Almoxarifado – R. M. A.
b) Tramitar mensalmente até segundo dia útil o processo no sistema SEI para UFPR/R/PROPLAN/DCF/DC/SAP – (Seção de Acompanhamento Patrimonial).
c) Todos os processos de RMA do ano vigente, por UGR, devem estar relacionados, tendo em vista a Tomada de Contas em dezembro a partir dessas informações.
d) A partir de 2019 os RMA’s deverão ser entregues com informações e relatórios do SIE e não mais em planilhas manuais (com exceção da planilha 102).
Memorando-Circular Conjunto anual DCF/Proplan e Delog/PRA
O Departamento de Contabilidade e Finanças da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan) com base nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBCTSP), Portaria n. 548/2015 Plano de Implantação de Procedimentos Contábeis Patrimoniais e Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), visando minimizar as divergências entre a gestão e a contabilização os produtos em estoque nesta universidade, e considerando que hoje não existem mecanismos que permitam a consolidação das baixas e transferências de estoque pelo custo médio ponderado, orienta às unidades e sub-unidades orçamentárias:
Lembramos que:
Curitiba, 17 de agosto de 2017
Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF/Proplan) e Departamento de Logística (Delog/PRA)
O Almoxarifado Central, um dos almoxarifados setoriais, possui características próprias de gerenciamento de 500 produtos de uso comum pelas outras 49 unidades orçamentárias. Os produtos gerenciados pelo Almoxarifado Central representam economia de escala quando seu custo de armazenagem e distribuição logística for inferior à compra diretamente pelas unidades orçamentárias da universidade.
INVENTÁRIO ANUAL DE MATERIAL DE CONSUMO – TOMADA DE CONTAS
No Sistema SEI ao abrir novo processo escolher: Contabilidade: Tomada de Contas Almoxarifado
O Inventário Anual de Material de Consumo por unidade orçamentária da UFPR será realizado em dezembro de cada ano orçamentário.
Memorandos anuais com orientações sobre os processos do inventário anual dos almoxarifados serão emitidos e encaminhados às unidades orçamentárias previstas em ato orçamentário.
Processos para nomeação de Comissão de Tomada de Contas Anual serão abertos anualmente pela USUP e encaminhados às Unidades Orçamentárias para emissão de Portaria.
Em 19/12/2023 a Unidade de Suprimentos entrou em teletrabalho. Para verificar como contatar a Unidade, acesse a aba "Contato" e para verificar como contatar a equipe, acesse a aba "Equipe".
Mesmo em teletrabalho, a Unidade de Suprimentos continuará os atendimentos presenciais referentes ao Almoxarifado Central.