Almoxarifados UFPR



Menu Principal

Inventário Mensal e Anual

RELATÓRIO MENSAL DE MOVIMENTAÇÃO DE ALMOXARIFADO (RMA)

A partir de 01/01/2019 cada unidade orçamentária está responsável pela emissão de Relatório Mensal de Movimentação de Material de Consumo (RMA) ao Departamento de Contabilidade (DCF), conforme orientação do Memorando-Circular Conjunto n. 001/2017 DCF/Proplan e Delog/PRA.

O Relatório  Mensal de Movimentação de Almoxarifado (RMA) deve ser realizado pelas unidades orçamentárias que fazem aquisição de material de consumo. Devem ser registrados os bens de consumo (3390.30.xx) transferidos a partir do Almoxarifado Central e todos aqueles adquiridos diretamente pela unidade orçamentária (pregão, carona, doação etc).

Acesse os POP’s de Fechamento Mensal e de RMA.

OS RELATÓRIOS MENSAIS (RMA’s) DEVEM SER ENTREGUES ATÉ O SEGUNDO DIA ÚTIL DO MÊS SUBSEQUENTE.

Orientações:

a) Abrir processo no SEI na categoria arquivística: Contabilidade: Relatório Mensal de Almoxarifado – R. M. A.

b) Tramitar mensalmente até segundo dia útil o processo no sistema SEI para UFPR/R/PROPLAN/DCF/DC/SAP – (Seção de Acompanhamento Patrimonial).

c) Todos os processos de RMA do ano vigente, por UGR, devem estar relacionados, tendo em vista a Tomada de Contas em dezembro a partir dessas informações.

d) A partir de 2019 os RMA’s deverão ser entregues com informações e relatórios do SIE e não mais em planilhas manuais (com exceção da planilha 102).


Memorando-Circular Conjunto anual DCF/Proplan e Delog/PRA

O Departamento de Contabilidade e Finanças da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan) com base nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBCTSP), Portaria n. 548/2015 Plano de Implantação de Procedimentos Contábeis Patrimoniais e Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), visando minimizar as divergências entre a gestão e a contabilização os produtos em estoque nesta universidade, e considerando que hoje não existem mecanismos que permitam a consolidação das baixas e transferências de estoque pelo custo médio ponderado, orienta às unidades e sub-unidades orçamentárias:

Lembramos que:

  1. É necessário o registro na unidade e sub-unidade orçamentária de toda e qualquer movimentação de materiais, quer transferências (saídas, entradas), entradas, saídas, quebras, consumo, extravio para fins de controle de estoque.
  2. O não atendimento aos itens anteriores implicará no bloqueio da emissão de empenhos da referida unidade orçamentária.
  3. As sub-unidades orçamentárias associadas às unidades orçamentárias no Ato Orçamentário Anual n. 1 de cada ano, que porventura venham a consumir materiais terão seus estoques controlados pela unidade orçamentária a que pertencerem.
  4. A partir de 01/01/2018 não serão aceitos pelo Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF), como Relatórios de Movimentação de Almoxarifados Setoriais (RMAS) e como Relatório de Movimento do Almoxarifado Central (RMAC) documentos que diferirem da formatação apresentada neste memorando circular, bem como não serão disponibilizadas informações auxiliares por parte do DCF no que diz respeito à gestão dos estoques das unidades e sub-unidades orçamentárias para apuração dos Relatórios de Almoxarifado. Informações complementares serão fornecidas pelo Departamento de Logística (Delog/PRA) – Gestão de Suprimentos.
  5. Para o Inventário Anual (Tomada de Contas) dos Materiais de Consumo dos Almoxarifados Setoriais e do Almoxarifado Central deverá ser utilizado o Relatório 06.04.99.67 para demonstrar o que está estocado e o qual será o saldo inicial para o exercício seguinte. A contagem atual e real de seus estoques físicos será utilizado como saldo inicial no novo RMAS e RMAC. Neste relatório deverá conter por elemento de despesa e subitem no título, código do produto, descrição do produto, quantidade atual, unidade de medida, valor unitário pelo custo médio ponderado, valor total e a sua localização física.

Curitiba, 17 de agosto de 2017

Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF/Proplan) e Departamento de Logística (Delog/PRA)

 


O Almoxarifado Central, um dos almoxarifados setoriais, possui características próprias de gerenciamento de 500 produtos de uso comum pelas outras 49 unidades orçamentárias. Os produtos gerenciados pelo Almoxarifado Central representam economia de escala quando seu custo de armazenagem e distribuição logística for inferior à compra diretamente pelas unidades orçamentárias da universidade.


INVENTÁRIO ANUAL  DE MATERIAL DE CONSUMO – TOMADA DE CONTAS 

No Sistema SEI ao abrir novo processo escolher: Contabilidade: Tomada de Contas Almoxarifado

O Inventário Anual de Material de Consumo por unidade orçamentária da UFPR será realizado em dezembro de cada ano orçamentário.

Memorandos anuais com orientações sobre os processos do inventário anual dos almoxarifados serão emitidos e encaminhados às unidades orçamentárias previstas em ato orçamentário.

Processos para nomeação de Comissão de Tomada de Contas Anual serão abertos anualmente pela USUP e encaminhados às Unidades Orçamentárias para emissão de Portaria.

USUP em teletrabalho

Em 19/12/2023 a Unidade de Suprimentos entrou em teletrabalho. Para verificar como contatar a Unidade, acesse a aba "Contato" e para verificar como contatar a equipe, acesse a aba "Equipe".

Mesmo em teletrabalho, a Unidade de Suprimentos continuará os atendimentos presenciais referentes ao Almoxarifado Central.

Visando facilitar a gestão presencial considerando a implantação do sistema de gestão em toda a Instituição, a partir de 2024, todas as requisições SIE deverão conter responsável pelo recebimento, bem como dias da semana e horários preferenciais para a entrega.


Sobre os almoxarifados setoriais

Departamento de Logística (Delog/PRA) inicia processo de implantação do módulo SIE AVMB para gestão de todos os almoxarifados setoriais da UFPR, conforme identificação das unidades orçamentárias da UFPR. Conheça os almoxarifados setoriais da UFPR.  



Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Departamento de Logística (DELOG)
Almoxarifados UFPR
Rua Coração de Maria, 92
CEP 80210-132 - Jardim Botânico - Curitiba, Paraná

Divisão de Almoxarifado Central / Seção de Material - Telefone: (41) 3360-4335
Seção de Depósito - Telefone: (41) 3360-4337
PRA Gestão de Suprimentos - Telefone: (41) 3360-4208


UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube

Almoxarifados UFPR
Rua Coração de Maria, 92
CEP 80210-132 - Jardim Botânico - Curitiba, Paraná

Divisão de Almoxarifado Central / Seção de Material - Telefone: (41) 3360-4335
Seção de Depósito - Telefone: (41) 3360-4337
PRA Gestão de Suprimentos - Telefone: (41) 3360-4208

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Almoxarifados UFPR

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR