Menu

Coordenadoria de Contabilidade


A Coordenadoria de Contabilidade (CCont) é uma unidade vinculada à Pró-Reitoria de Orçamento e Administração (PROAD) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cuja missão é garantir a correta aplicação das normas e políticas contábeis no âmbito da instituição, assegurando a fidedignidade dos registros dos atos e fatos contábeis, em conformidade com a legislação e os normativos vigentes.  

Atua buscando garantir a transparência da gestão patrimonial, orçamentária e financeira da universidade, por meio da divulgação de informações relevantes, tempestivas e confiáveis, apoiando, desse modo, tanto os gestores da UFPR em seus processos de tomada de decisão quanto a comunidade universitária no acompanhamento da aplicação dos recursos públicos. 



As atribuições da CCont são subdividas por unidade/seção:

I. Proceder orientação técnica de sua equipe periodicamente; 

II. Coordenar, orientar e acompanhar as atividades desenvolvidas no âmbito da coordenadoria, com ênfase na análise das Demonstrações Contábeis e Financeiras, bem como suas Notas Explicativas;  III. Fornecer as informações necessárias para a elaboração do Relatório de Gestão da Instituição;

IV. Obedecer e fazer cumprir com ética e celeridade as normas contábeis, em especial o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, atendendo as orientações da Setorial Contábil do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação Geral de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional (STN); 

V. Coordenar a elaboração das Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis trimestralmente, bem como informações e pareceres técnicos quando solicitados; 

VI. Orientar as unidades externas à CCont sobre a importância de informar os atos e fatos a serem contabilizados e da responsabilidade das ações dos gestores responsáveis; 

VII. Realizar as Conformidade de Operadores, de Unidade Gestora e de Órgão; 

VIII. Elaborar as obrigações acessórias da Editora da UFPR, como suas escriturações fiscais e acompanhamento de sua isenção de IPI; 

IX. Gerenciar a equipe da Coordenadoria, promovendo a adequada distribuição de tarefas, analisando a compatibilidade entre o volume de trabalho e a força de trabalho disponível, acompanhando o desempenho das atividades e promovendo o desenvolvimento técnico e funcional dos servidores; 

X. Representar institucionalmente a Coordenadoria em fóruns, comissões, grupos de trabalho e eventos, bem como estabelecer articulações com outras unidades da UFPR, instituições públicas ou privadas, e órgãos de controle, com vistas ao aprimoramento das atividades contábeis da Universidade; 

XI. Efetuar registro da apropriação de passivos.


I. Proceder a análise diária dos Saldos das Contas Contábeis para identificar possíveis erros e efetuar as correções; 

II. Controlar e regularizar mensalmente as contas contábeis que possuem valores em trânsito para estorno de despesa/reemissão: GRU’S e Ordens Bancárias devolvidas; Convênios e Instrumentos Congêneres devolvidos; 

III. Contabilizar prestação de contas e faturas de Suprimento de Fundos, emitir relatórios necessários; 

IV. Analisar e reclassificar as contas em adequação às normas e procedimentos contábeis; 

V. Contabilizar operações referentes às restituições de receitas, devoluções e anulações de saldos não utilizados; 

VI. Apuração, preenchimento e envio da EFD-Reinf/ DCTFWeb; 

VII. Efetuar a regularização diária das OBs devolvidas que envolvem devolução de salário. 


I. Realizar a Conformidade de Registro de Gestão a partir da verificação dos registros dos atos e fatos de execução orçamentária, financeira e patrimonial da UFPR incluídos no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) quanto à observância às normas vigentes e à existência de documentação de suporte para as operações registradas; 

II. Atualizar o Rol de Responsáveis por atos de gestão no SIAFI, conforme a Instrução Normativa TCU nº 84/2020; 

III. Efetuar registros no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), banco de dados onde estão registrados os nomes de pessoas em débito para com órgãos e entidades federais, conforme previsto na legislação vigente e quando solicitado pela autoridade interna competente; 

IV. Emitir e divulgar as certidões de regularidade da UFPR e, ainda, controlar a validade dos documentos, alertando as unidades responsáveis sobre eventualidades que possam restringir sua emissão; 

V. Contabilizar em contas de controle os contratos nos quais a UFPR figure como parte, ainda que deles não decorram obrigações de pagamentos ou arrecadação de receitas, além da conciliação dos respectivos saldos para efetuar ajustes quando necessários.


I. Contabilizar as movimentações dos almoxarifados tomando por base os Relatórios de Movimentação de Almoxarifado (RMA), inventários anuais, eventuais e tomadas de contas de almoxarifados; 

II. Proceder à conciliação dos saldos do Relatório de Movimentação de Bens Móveis, Imóveis e de Materiais de Uso Duradouro com os dados do sistema informatizado SIAFI, efetuando os acertos necessários; 

III. Contabilizar as operações pertinentes às doações, comodatos, baixas, transferências e demais transações acerca dos bens da Instituição; 

IV. Conciliar e contabilizar os Relatórios Mensais de Movimentação de Livros Consignados e de Livros Próprios da Editora da UFPR; 

V. Acompanhar e contabilizar os parcelamentos da Dívida Ativa recebidos pela UFPR. 


Equipe e Contatos: 

Coordenação 
Rafael Felix da Silva – Teams: rafaelfelix@ufpr.br 
Agenda │ Currículo Lattes
E-mail: ccont@ufpr.br 
Telefone: (41) 98857-0531


UAC – Unidade de Análises Contábeis
Claudia Junkes – Teams: claudiaperufo@ufpr.br 
Marcos Roberto Camilo Reis – Teams: marcoscamilo@ufpr.br 
E-mail: uac.ccont@ufpr.br 


UComp – Unidade de Compliance 
Luisa Pinheiro da Silveira – Teams: luisapinheiro@ufpr.br 
Hugo Gustavo Vieira Beral – Teams: beraldi@ufpr.br 
E-mailucomp.ccont@ufpr.br 


SAP – Seção de Acompanhamento Patrimonial 
Paola Karine da Silva – Teams: paolakarine@ufpr.br 
E-mail: sap.ccont@ufpr.br


Cronograma mensal de entregas e fechamentos


Coordenadoria


Unidade de Análises Contábeis (UAC) 


Unidade de Compliance (UCOMP) 


Seção de Acompanhamento Patrimonial (SAP) 

UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Orçamento e Administração
Rua Dr. Faivre 405, 2º andar | Fone: (41) 3360-5292
CEP 80.060-140 | Centro | Curitiba | PR | Brasil


©2025 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR